Esportes Titulo
Bernardinho inicia missão de resgatar o prestígio da seleção
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
11/05/2001 | 00:25
Compartilhar notícia


Nesta sexta terá início a chamada Era Bernardinho na Seleção Brasileira de Vôlei. O treinador, que ganhou duas medalhas de bronze olímpicas treinando o selecionado feminino, estréia nesta sexta, às 15h (horário de Brasília) contra a Holanda, em Groningen, no Grupo D da Liga Mundial, com a missão de resgatar o prestígio do vôlei nacional. Bernardinho e seus atletas também vão atrás de um prêmio de US$ 500 mil oferecido ao campeão e, muito mais que isso, da recuperação do segundo esporte brasileiro, que na temporada passada enfrentou crise e calotes, além de ter ficado apenas com a quinta colocação na Olimpíada de Sydney. No domingo, as duas seleções voltam a jogar no mesmo local. A Sportv mostra as duas partidas.

Dos dois jogos de estréia até as finais da Liga Mundial, entre os dias 25 e 30 de julho, em Katowice, na Polônia, o Brasil viverá uma intensa maratona de jogos e viagens. Depois de jogar com a Holanda virão – pela ordem – Alemanha (em Berlim), dias 18 e 20, e Estados Unidos, em Colorado Springs, em 26 e 27. No mês de junho começam as partidas do returno, dias 2 e 3, em Belo Horizonte, jogam Brasil e Estados Unidos; 9 e 10 a Holanda será o adversário, em Fortaleza, e dias 16 e 17 será a vez de receber a Alemanha, em Recife.

Dezesseis países – além de Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, Itália, Cuba, Polônia, Japão, Argentina, Rússia, Espanha, Venezuela, Iugoslávia, França, Grécia e Portugal – lutam pelo título da Liga Mundial. A Venezuela entra na disputa pela primeira vez. A Itália é a maior vencedora da competição, com oito conquistas. Brasil (que venceu em 1993), Cuba e Holanda também já foram campeões.

Na Liga Mundial as seleções jogam dentro de seus grupos, sendo quatro jogos com cada adversário – duas em casa e duas fora – e os primeiros colocados de cada grupo garantem vaga para a fase final. Além disso, o país sede e o melhor segundo colocado entre os quatro grupos se classificam. Em 2000, mais de 425 mil torcedores assistiram aos jogos da Liga. Este ano, o Mineirinho, de Belo Horizonte, é o ginásio com maior capacidade de público: 18 mil lugares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;