Setecidades Titulo Educação
Observatório traça perfil das escolas
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
08/03/2015 | 07:00
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O Diário traz encartado na edição de hoje o primeiro caderno especial do Observatório da Educação do Grande ABC, criado por meio de parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e com a meta de traçar diagnóstico do ensino-aprendizagem na região, além de propor medidas para melhoria da qualidade da Educação.

Segundo o coordenador do Observatório e responsável pela coordenação pedagógica do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, Paulo Sérgio Garcia, a primeira etapa da pesquisa traça perfil das instituições de ensino do Grande ABC sobre quatro perspectivas: escolas, infraestrutura, gestores – com foco nos diretores – e professores. “Avaliamos instituições de Ensino Fundamental 1 e 2, inicialmente. Levantamos o número delas, quantos alunos possuem, como eles são, qual a infraestrutura disponível, o perfil do gestor e do educador, entre outras variáveis”, exemplifica Garcia.

Mesmo com resultados parciais, há primeiras conclusões. “Sabemos que a qualidade do ensino está ligada à infraestrutura escolar. Quanto melhor, mais o aluno aprende. Em relação ao restante do País, as escolas da região estão em patamar avançado. O próximo passo é verificar se isso reflete nos índices da Educação Básica.”

Outra conclusão desta primeira etapa é sobre a idade de professores da região, a maioria acima dos 40 anos. “É uma preocupação importante para os gestores da Educação, já que logo esses docentes irão se aposentar e levarão com eles os anos de experiência que os mais novos ainda não têm.”

A sugestão do Observatório para esta realidade vem dos Estados Unidos e Canadá. “Por meio da tecnologia, professores antigos gravam videoaulas e deixam suas experiências como guia para os que estão assumindo a responsabilidade de ensinar agora”, diz Garcia.

O caderno especial do Observatório da Educação do Grande ABC irá circular a cada três meses encartado no Diário, sempre no segundo domingo de cada mês. Para Garcia, a parceria é ponte entre a academia e o público. “O jornal auxilia na aproximação do conhecimento à população rapidamente.”

Já o diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, acredita que a parceria inédita produzirá documento histórico para o Grande ABC. “A partir desse primeiro estudo, poder público e sociedade terão diagnóstico completo de como está a situação do ensino na região, algo que irá marcar a história da Educação das sete cidades.” 




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