Cultura & Lazer Titulo
Acabou a graça
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
05/12/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


O comentário dos últimos dias entre os críticos da televisão brasileira foi a saída do humorístico "Casseta & Planeta" da grade da Globo, após 18 anos no ar.
Instaurou-se um desgaste na atração, mesmo mantendo a boa média de 23 pontos de audiência ao longo de todo esse tempo. O fator positivo não foi suficiente para estimular os redatores a criar situações que fizessem com que o povo continuasse rindo com o humor ‘água com açúcar' que o programa passou a ter. Um novo formato para 2011 é a justificativa da equipe para o término.
Os ‘cassetas' comunicaram que o grupo sentiu necessidade de pensar em um novo formato e pediu à emissora para esticar o período de férias e trabalhar nisso, pois os compromissos do programa semanal comprometem a tarefa. Prometem ter novidades para o segundo semestre do próximo ano. MTV

Assim como a atração global, a MTV também tira neste mês de sua programação o humorístico" 15 Minutos", comandado por Marcelo Adnet.
"Apesar de ser um sucesso de crítica, audiência e comercial, avaliamos que após dois anos no ar teríamos de tirar programa em um momento que está bem e agradando o nosso público, com idade entre 15 e 29 anos", explica a gerente de programação Raquel Affonso.
Mas o pesquisador de TV da USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer rebate a teoria de que tirar um programa da grade em seu melhor momento não é convincente. "Não existe isso. A durabilidade dos programas de humor é ditada por quanto agrada o público. Se saiu é porque não agrada mais", diz Mayer.
No caso do "Casseta & Planeta", o crítico pontua que, quando começou, o programa abordava mais os aspectos sociais e de entretenimento, baseado na linguagem da imprensa escrita. "O tempo passou e não inovou, o que levou ao declínio", avalia o pesquisador.
O público jovem da MTV não ficará sem novidades para 2011. A gerente de programação adiantou que Marcelo Adnet renovou contrato com a emissora por mais um ano, que um novo programa já está em fase de piloto e será comandado pelo carioca ao vivo, semanalmente. "No novo formato o telespectador poderá falar com o Adnet por telefone, e-mail, Twitter. Enfim, faremos uma interação do público com ele por meio das diversas mídias e tecnologias existentes, muito usadas pelo público jovem", salientou Raquel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;