Setecidades Titulo São Caetano
Patrulha DAE completa um ano com 3.000 atendimentos na cidade

Iniciativa foi criada pela autarquia para combater o desperdício

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Iniciativa do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano), a Patrulha DAE – Pela Proteção da Água completou um ano de funcionamento no fim de novembro. Durante o período, foram atendidas 3.000 denúncias da população, sendo que 80% delas são relacionadas à lavagem de quintal e calçada.

A iniciativa foi criada por causa da crise hídrica e do anúncio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de que o envio de água à cidade seria reduzido. Atualmente São Caetano recebe 475 litros por segundo, sendo que eram 609 litros por segundo em fevereiro do ano passado.

Desde então, o DAE intensificou as ações operacionais e comerciais, além de criar projetos de conscientização. O município já reduziu o consumo de água em quase 22%, desde aquela época.

Na patrulha, os agentes atuam em dois veículos caracterizados, com giroflex azul e sirene, e rondam a cidade para sensibilizar os moradores e orientá-los quanto ao gasto desnecessário de água. Além da lavagem de calçada, os agente constataram limpeza de pátio ou fachada de condomínio; lavagem de carro com mangueira e rega de plantas ou jardins com mangueira, entre outros.

Outra ação realizada pela patrulha é a distribuição de redutores de vazão de água de torneiras, que foram desenvolvidos por alunos do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e cedidos ao DAE pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). As peças são pequenos anéis e têm fácil instalação. Servem para moderar a quantidade de água que sai das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques.

A patrulha pode ser acionada pelo número 2181-1888, do Disque Combate Desperdício, ou pelo e-mail denuncia@daescs.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;