Setecidades Titulo Dia Mundial Sem Carro
Candidatos andreenses 'abraçam' campanha
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
20/09/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


Os cinco candidatos à Prefeitura de Santo André também aderiram a campanha Sabendo Usar Não Vai Parar lançada pelo Diário para celebrar o Dia Mundial Sem Carro (segunda-feira, dia 22). Os prefeituráveis, que participarão do debate promovido pelo jornal na mesma data, prometem continuar a campanha eleitoral a pé e deixar o automóvel na garagem.

O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) afirma que utilizará transporte coletivo no dia e incentivar as pessoas a fazer o mesmo. "Não vou usar meu carro. Caso tenha de me deslocar para algum lugar mais afastado, utilizarei o ônibus."

Para o debate, Siraque promete que chegará a pé. "Vou na caminhada. Tenho de dar exemplo."

A orientação que o prefeiturável Newton Brandão (PSDB) fará à equipe é que todos deixem o automóvel na garagem na segunda-feira. "Meus carros não vão circular. Vou colaborar porque acredito que a iniciativa do jornal em lançar a campanha é justa."

Raimundo Salles (DEM) promete fazer caminhada o dia todo. "Farei campanha no Núcleo dos Missionários e lá o acesso é precário", afirma. Em relação ao debate, Salles diz que provavelmente irá a pé.

Aidan Ravin (PTB) continuará a divulgar seu plano de governo nas ruas da cidade sem automóvel. "Se for preciso, usarei o carro. Mas quero fazer caminhada." O candidato diz que está combinando com toda equipe a fazer o mesmo. "Só não ando de bicicleta porque não existe local apropriado para isso."

Ricardo Alvarez (Psol) ainda não decidiu a agenda do dia 22. "Mas não costumo fazer campanha neste dia, pois leciono às segundas-feiras", diz. O candidato irá colaborar com o movimento indo para a faculdade de transporte coletivo. "Utilizarei trólebus e metrô."

Cidade terá atividades para fortalecer movimento

Santo André inicia amanhã suas atividades para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Um passeio ciclístico está programado para acontecer, a partir das 9h, por algumas vias centrais da cidade. Pela primeira vez na história do movimento, que começou em 1998, na França, uma cidade do Grande ABC fará ações efetivas para comemorar a data.

A concentração está marcada no Paço Municipal. De lá, os participantes seguem pelas avenidas XV de Novembro, Queirós dos Santos, Firestone, Arthur de Queirós, Industrial e Dom Pedro II, além das ruas General Glicério e Catequese. O prefeito João Avamileno (PT) garantiu presença no evento. "Adoro andar de bicicleta e não vou perder a oportunidade de participar do passeio."

BICICLETÁRIO
A exemplo do Executivo, que vai aproveitar a data para inaugurar, no Centro, um bicicletário de 152 vagas para a população (com investimento de R$ 130 mil), a Câmara de Vereadores de Santo André também lançará seu próprio espaço para bicicletas.

O local, que custou R$ 500 e terá capacidade para abrigar 12 bicicletas, ficará no mesmo espaço do estacionamento de veículos do Legislativo andreense. "Como alguns funcionários optam por vir trabalhar de bicicleta, nada mais justo que essas pessoas tenham um local adequado para guardá-la", diz o presidente da Câmara dos Vereadores, José Montoro Filho, o Montorinho (PT).

A inauguração do bicicletário está marcada para às 12h. Com a iniciativa, o Legislativo andreense se torna o único do Grande ABC a ter um espaço adequado para estacionamento de bicicletas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;