Economia Titulo Empregos
Ministro anuncia 1 milhão de vagas formais em 5 meses
10/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Um número recorde de postos de trabalho foi criado entre janeiro e maio deste ano. Dados preliminares do Ministério do Trabalho indicam que 1 milhão de empregos formais foram gerados nos primeiros cinco meses do ano.

"Esse é um número recorde e teremos até o final do ano o desemprego sendo reduzido para uma taxa de 8%", garantiu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Segundo ele, o ano deve fechar com a criação de 1,8 milhão de vagas formais. "Em 2007, tivemos 1,6 milhão. Neste ano, vamos superar a marca", disse Lupi.

Para o ministro, um dos fatores de crescimento do emprego tem sido a contratação de pessoas que estavam na informalidade.

"Há dez anos, 60% das pessoas que trabalhavam estavam na informalidade. Atualmente, essa taxa caiu para 52%, contra 48% na formalidade. A taxa ainda não é ideal, mas a tendência é positiva", afirmou.

Quanto à taxa de desemprego, Lupi aposta na redução dos atuais 8,7% para 8% até o final do ano. "Entre 2003 e 2007, criamos 8 milhões de postos de trabalho e em 2008 o ritmo será ainda mais intenso", afirmou.

Além da geração de empregos no País, Lupi afirma estar preocupado com a situação dos trabalhadores brasileiros no Exterior. No próximo dia 20, ele inaugurará o primeiro escritório de atendimento aos brasileiros no Exterior para que possam ser informados de seus direitos, para que façam denúncias de exploração e regularizem sua situação.

O primeiro escritório será inaugurado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em Foz de Iguaçu. "O objetivo será o de servir os ‘brasiguaios' que trabalham do lado paraguaio da fronteira", afirmou Lupi.

Segundo ele, as denúncias de exploração de brasileiros na região são expressivas. Escritórios de apoio aos trabalhadores ainda serão criados nos EUA, Japão e Espanha.

Lupi, porém, garante que a agência não irá questionar os trabalhadores brasileiros sobre a legalidade de seus vistos. "Não vamos ser polícia", garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;