Esportes Titulo Cobertura
Diário produz 531 reportagens e cobre 30 jogos

Equipe rodou, ao todo, 32 mil quilômetros no
Mundial e cobriu 30 partidas por todo o Brasil

Da Redação
15/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O fim da Copa do Mundo de 2014 coincide com o encerramento de cobertura histórica por parte do Diário. Com o envolvimento de 62 pessoas entre redação, on-line, DGABC TV e apoio, foram 33 dias de trabalho contínuo pensando não só na próxima edição impressa como no imediatismo do site e das redes sociais.

Para alcançar isso, o jornal foi contemplado com sete profissionais credenciados pela Fifa para cobertura in loco de 30 das 64 partidas (portanto, quase a metade), nas quais houve deslocamento total de 32.580 quilômetros, ou seja, o equivalente a uma viagem de ida e volta para Pequim, na China – distante 16.700 quilômetros da capital paulista.

A cobertura rendeu 484 páginas ao jornal impresso, com 531 reportagens e 589 fotos publicadas.

Confira abaixo a arte publicada na matéria do impresso. Clique para ampliar. 

Em toda esta maratona, a equipe pôde assistir a jogos de 22 das 32 seleções que estiveram no País, em nove das 12 cidades-sedes, além de acompanhar coletivas de imprensa e sessões de treinamento – seja em localidades próximas ao Grande ABC, como a dos Estados Unidos, no CT da Barra Funda, na Capital, ou da Alemanha, na longínqua Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Os sete jogos do Brasil no Mundial tiveram ao menos um integrante da equipe do Diário, que ainda marcou presença em cinco duelos das finalistas Argentina e Alemanha.

Os grandes nomes do futebol mundial foram acompanhados de perto pelas reportagens e cliques fotográficos da equipe. Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Robben, Schweinsteiger, Benzema, Iniesta, Vidal, Suárez, Rooney e tantos outros desfilaram pelos campos brasileiros e acabaram estampados nas páginas do jornal com registros próprios.

Que venha a Rússia!

Cobertura alcança mais de um milhão de pessoas nas redes sociais

O Diário entrou para a história em setembro de 1996 quando se tornou um dos primeiros jornais impresso do Brasil a contar com página na internet, que comercialmente era pouco explorada. Na cobertura da Copa do Mundo, a empresa usou suas ferramentas virtuais para maximizar o material produzido e atingiu a expressiva marca de 1.290.227 pessoas que, de alguma forma, tiveram acesso ao conteúdo só no Facebook.

No total, foram feitas 334 postagens relacionadas ao Mundial na página oficial do jornal no Facebook (/jornaldgabc). Essas publicações tiveram 16.360 curtidas, que geraram 2.518 comentários e 2.803 compartilhamentos. Além disso, o Instagram (@diariodograndeabc) e o e-mail (aminhacopa@dgabc.com.br) receberam 216 fotos enviadas pelos leitores com a #dgabcnacopa.

A grande repercussão virtual é um marco na história da empresa, que cada vez mais usará as ferramentas da web para divulgar o conteúdo que é publicado diariamente no jornal impresso, principalmente nas eleições de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;