Política Titulo
PDT, PPS e PV colhem assinaturas para CPMI do 'Mensalão'
Da Agência Brasil
10/06/2005 | 20:00
Compartilhar notícia


Um novo pedido de criação de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) será protocolado na próxima terça-feira na secretaria-geral da mesa do Congresso Nacional. Proposta pelo PDT, PPS e PV, a CPMI tem como objetivo investigar o suposto pagamento de propinas (mensalão) a parlamentares do PP e do PL que seriam pagas pelo PT.

De acordo com o líder do PDT na Câmara, Severiano Alves (BA), o requerimento já tem as assinaturas suficientes para a instalação da comissão. Até a tarde desta sexta-feira, a CPMI teria 41 assinaturas de senadores e 176 de deputados (são necessárias 27 assinaturas de senadores e 171 de deputados).

Severiano Alves afirma que outros deputados vão assinar o requerimento antes de sua apresentação. "Tivemos a adesão formal do PMDB e, espontânea, de deputados do PFL e do PSDB, que se juntaram ao PDT, PPS e PV para instalação das investigações".

Durante a semana, enquanto os três partidos anunciavam a coleta de assinaturas para criar um comissão mista, ou seja, composta por deputados e senadores, a base aliada ao governo protocolou o pedido de uma comissão de investigação a ser realizada na Câmara. Esta CPI tem o propósito de investigar, além das denúncias do 'mensalão', as acusações de compra de votos para aprovar a emenda constitucional aprovada em 1995 que possibilitou a reeleição para os cargos do Executivo. Agora, o pedido precisa ser aprovado pelos deputados.

O requerimento da base governista foi apresentado na quinta-feira à tarde, com 207 assinaturas, no momento em que os parlamentares se preparavam para instalar outra CPMI, a dos Correios, que deverá investigar denúncias de corrupção na estatal.

Como o regimento interno do Congresso estabelece o limite de cinco comissões de inquérito funcionando ao mesmo tempo - número já alcançado atualmente -, será preciso aprovar uma resolução que permita a instalação da CPMI do 'Mensalão', proposta pelos três partidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;