Economia Titulo
UE não faz oferta ao Mercosul antes de reunião em Cancún
Da AFP
14/07/2003 | 13:35
Compartilhar notícia


A União Européia (UE) negou que vai ser apresentada ao Mercosul uma oferta para a abertura do mercado agrícola europeu, dentro das negociações de um acordo de associação, antes da reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) de Cancún (México), em setembro próximo, declarou nesta segunda-feira o comissário europeu do Comércio, Pascal Lamy.

"Na próxima rodada provavelmente não faremos a proposta agrícola completa, e sim a discutiremos com os ministros", declarou Lamy depois de se reunir com o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan.

Os ministros de Comércio dos países do Mercosul se reunirão provavelmente em 28 de agosto, em Bruxelas, para estabelecer com Lamy as próximas etapas da última fase da negociação de associação, que inclui o livre comércio. Se o Mercosul aprovar esta data proposta pela Comissão Européia, a reunião será realizada antes do encontro da OMC, no qual devem avançar as atuais negociações de liberalização internacional.

Mas sem a resposta quanto à questão agrícola, a negociação entre a UE e o Mercosul não registrará avanços na reunião de agosto, segundo uma fonte diplomática brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;