Política Titulo
PMDB sai sozinho em Belo Horizonte
Do Diário do Grande ABC
17/06/2000 | 13:53
Compartilhar notícia


As principais candidaturas à sucessao do prefeito da capital mineira, Célio de Castro (PSB), já foram definidas. O PT estará ao lado do prefeito, como vice, e os tucanos apostam no deputado estadual Joao Leite para tentar recuperar a administraçao das maos da esquerda, que está no poder há oito anos. Mas, este domingo, é a vez do PMDB. Depois de eleger, numa composiçao, o próprio prefeito e o governador Itamar Franco, agora sem partido, a legenda dá um passo rumo à independência e realiza convençao homologando a deputada federal Maria Elvira como candidata.

A aliança dos partidos de esquerda e centro sonhada por Célio de Castro nao foi concretizada. O prefeito enfrentará a reeleiçao apenas com o PT ao seu lado. O partido indicou o economista Fernando Pimentel, atual secretário municipal da Fazenda, como vice. O PSDB definiu Joao Leite, ex-goleiro do Atlético como candidato, mas naufragou na tentativa de ter o PFL como aliado. Os pefelistas preferiram apoiar o ex-cabo e deputado federal Júlio César Gomes (PL), líder da rebeliao dos praças da Polícia Militar em 1997.

Vantagem - As dificuldades para coligaçoes fortes atingiram também o PMDB, de Maria Elvira. A deputada federal deverá ter seu nome homologado na convençao deste domingo, depois de ser beneficiada pelas sucessivas crises do partido com Itamar Franco - que preferia ver o PMDB numa coligaçao com Célio de Castro.

Maria Elvira ainda alimenta as esperanças de que o PDT, que realiza sua convençao na semana que vem, marche com ela. Entretanto, uma forte ala do partido pensa em lançar o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior como candidato.

A pemedebista faz campanha apostando na sua posiçao de candidata mulher. Ela diz ter um programa ``coerente' e que tem como mote a educaçao. Maria Elvira nao acredita que vá perder a indicaçao na convençao deste domingo e sustenta ter o apoio de praticamente todos que têm direito a voto.

Sem ter ainda definido o nome que comporá a sua chapa como vice, a deputada afirma: ``Tudo pode acontecer'. A insinuaçao tem como alvo o PDT, partido com que o PMDB cogitava se aliar. ``Muita água vai rolar até o próximo sábado', assinala Maria Elvira, numa mençao à convençao do PDT, marcada para o dia 24.

Soldado - Alencar lançou-se pré-candidato há apenas quatro dias, a pedido do presidente nacional do partido, Leonel Brizola (RJ), desestabilizando a indicaçao do deputado pedetista Joao Batista de Oliveira como vice de Maria Elvira. A investida de Brizola, contou Silveira Júnior, foi diante do temor de que o PDT se coligasse com o PSDB. ``Eu sou um soldado do partido e aqui estou atendendo a um apelo da direçao nacional', diz o pré-candidato pedetista.

A deputada Maria Elvira se diz surpresa com a entrada do PDT no cenário das disputas. A primeira grande açao pretendida por Maria Elvira é a descentralizaçao da estaçao rodoviária, hoje no centro da capital, para quatro pontos da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;