Política Titulo
Tuma pede ajuda à Polícia Federal
Por
14/08/2007 | 09:51
Compartilhar notícia


O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM), vai pedir auxílio da Polícia Federal para localizar o usineiro João Lyra. Ele será convidado a esclarecer como foi montada sua sociedade secreta com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na compra de uma emissora de rádio e um jornal, em Alagoas.

Lyra será convidado e não convocado pela Corregedoria do Senado, que não tem essa autoridade. Mas o convite ainda não foi feito pois o suposto sócio de Renan não foi encontrado.

A confirmação do negócio, feita por Lyra em entrevista à revista Veja, piorou a situação de Renan, preocupou o Planalto e fez aumentar o coro dos que pregam sua renúncia. Agora, em mais uma tentativa de fechar o cerco, a oposição também quer que o Conselho de Ética convoque o usineiro para depor.

“Vou entrar em contato com João Lyra para ouvi-lo e investigar essa história. Os indícios são graves e é preciso saber se existiu algum contrato de gaveta”, afirmou Tuma.

SOCIEDADE

Lyra disse à Veja que Renan comprou a JR Radiodifusão em sociedade com ele, em 1999, investindo R$ 1,3 milhão no negócio. O usineiro contou que, como o senador não podia aparecer, registrou a empresa em nome de dois laranjas: Renan Calheiros Filho, o Renanzinho, e Tito Uchôa, seu primo.

A sociedade secreta teria durado de 1999 a 2005. Atualmente o usineiro e o senador são adversários políticos. Renan nega as acusações e diz estar sendo vítima de uma “campanha eleitoral” sem provas.

Para Renato Casagrande (PSB-ES), Lyra terá de ser chamado ao Conselho de Ética assim que for nomeado o relator da nova representação protocolada contra o presidente do Senado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;