Internacional Titulo
Atentado contra Londres foi evocado em 2004 por líder islâmico
Da AFP
09/07/2005 | 00:05
Compartilhar notícia


O sírio Omar Bakri Mohammed, único grande líder islâmico em Londres que não está detido, preveniu, em uma entrevista a um jornal português há 15 meses, que um grupo com sede em Londres, o Al Qaeda Europa, se preparava para um ataque em massa contra a capital britânica.

"Aqui em Londres, há um grupo muito bem organizado, que se autodenomina Al Qaeda Europa", declarou o xeque Omar Bakri Mohammed, chefe do grupo Al Muhayirun, com sede em Londres, em entrevista ao jornal português Público, em sua edição do dia 18 de abril de 2004.

"Muitos jovens sonham em entrar na Al Qaeda. Pior ainda, muitos independentes estão dispostos a lançar operações similares às da Al Qaeda. Os atentados de Madri (em 11 de março de 2004) foram cometidos por um desses grupos", afirmou na ocasião. "Sei que estão a ponto de lançar uma grande operação".

Bakri Mohammed, suspeito de manter vínculos com Abbu Qatada, um suposto líder da rede terrorista Al Qaeda na Europa, disse ser "inevitável" que Londres fosse atingida em um grande ataque, "porque este estava sendo preparado por vários grupos".

A autoria dos atentados de quinta-feira na capital britânica, que deixaram mais de 50 mortos, foi reivindicada em uma página de Internet pela "organização Al Qaeda/Jihad na Europa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;