Internacional Titulo
Solana critica decisão dos EUA sobre contratos no Iraque
Por Da EFE
12/12/2003 | 13:22
Compartilhar notícia


O alto representante para a Política Externa e de Segurança da União Européia, Javier Solana, criticou, nesta sexta-feira, a decisão do Governo dos Estados Unidos de proibir as empresas dos países que não fazem parte da coalizão no Iraque de participarem dos contratos de reconstrução desse país.

"Não acho que seja uma decisão sábia", disse Solana, em entrevista no local onde acontece a Cúpula Européia, em Bruxelas. "Por um lado, os Estados Unidos dizem a alguns países que não podem participar dos contratos para a reconstrução do Iraque e, ao mesmo tempo, pedem aos mesmos países que colaborem e dêem dinheiro para a reconstrução", afirmou o representante europeu.

Na União Europeia, os países afetados pela decisão americana são, basicamente, França e Alemanha, que, junto com a Rússia, tiveram uma atitude de total rejeição na ONU à intervenção militar dos EUA no Iraque. Solana acredita, porém, que a decisão americana não representa um perigo de divisão entre os Estados membros do bloco.

O alto representante se referiu também ao acordo sobre defesa européia que foi definitivamente estipulado nesta sexta na cúpula dos Quinze.

"Acho que são boas notícias para a Europa e para a estabilidade no mundo", frisou Solana, lembrando que a UE "é um importante ator do cenário internacional e deve tomar suas responsabilidades como tal e de forma coletiva".

França, Alemanha e Reino Unido apresentaram o acordo aos seus sócios europeus para dotar a UE de uma célula de planejamento militar destinada a operações autônomas à margem da Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;