Memória Titulo Coluna
Os 95 anos da Billings. Noventa e cinco?

E um bom exemplo que vem do Uruguai: identificar os rios do Grande ABC que o progresso escondeu em galerias e tubulações

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Hoje é o Dia do Reservatório Billings (Lei Estadual 12.365, de 27 de abril de 2006). É que em 27 de março de 1925 o presidente da República, Arthur Bernardes, assinava o decreto 16.844, aprovando o plano de obras da Light voltado à produção de energia. O Rio Grande seria represado e nasceria a Represa Billings.

Memória já escreveu: o dia 27 de março de 1925 representa a história oficial do documento acima. A formação da represa levaria um tempo. Ao longo dos anos ouvimos vários antigos que citaram o ano de 1927, quando as águas começaram a subir. É uma história envolvente.

Aproveitamos o ensejo para lembrar que o Grande ABC é formado por várias bacias hidrográficas, as urbanas e as dos mananciais. A Represa Billings encobriu vários leitos de rios. E o urbano também, com a verdadeira ‘entubação’ de trechos de córregos que cortam as nossas cidades.

Hoje as crianças se surpreendem ao saber que vias como a Faria Lima, em São Bernardo, por onde passa o sistema trólebus, tem abaixo o principal ribeirão urbano da cidade, o dos Meninos, que já foi o Rio dos Couros.

Santo André cobriu o Córrego do Cemitério; São Caetano, a maior parte do Córrego Utinga; e assim por diante. 

Diário há meio século 

Sexta-feira, 27 de março de 1970; ano 12; edição 1196

Manchete – Prazo expira hoje (27 de março de 1970). 

Sequestradores do cônsul paraguaio em Ituzaingó, na Argentina, ameaçavam lançar o cadáver do diplomata ao Rio da Prata. Queriam a troca por dois guerrilheiros presos.

Movimento Sindical – Sindicato dos Químicos do ABC distribui bolsas de estudos para os filhos dos seus funcionários.

Semana Santa – O grupo teatral A Turma encenava a Via Sacra no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Caetano. Drama apresentado por Vera Ribeiro Carvalho, Silvia Tessuto, Dario Cavana, Antonio Carlos Carvalho. Na direção, José Bonifácio de Carvalho, o Boni.

Gente – Paulo de Oliveira Pimenta, diretor administrativo da Câmara Municipal de São Caetano.

Em 27 de março de...

1920 – Escoteiros da região realizam a primeira excursão depois de filiados à Associação Brasileira de Escotismo. Atividade é acompanhada por escoteiros de São Paulo.

Ferve a greve dos trabalhadores. Um bonde é assaltado pelos grevistas e um passageiro desfecha cinco tiros de revólver contra ele. É assassinado o soldado Leopoldo Ferreira da Silva, praça da cavalaria quando agia na Rua Borges de Figueiredo. Várias prisões registradas, sob o comando do delegado Arthur Rudge Ramos, o restaurador do Caminho do Mar.

1950 – Começa a construção da nova igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no Parque das Nações.

1955 – Criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Barcelona.

1960 – Delegacia de Polícia de São Caetano recebe um transmissor de rádio para contato permanente da central com as radiopatrulhas

1975 – Noite de gala do futebol de São Caetano no Parque Antarctica: Saad 2 (gols de Benetti), Palmeiras 1 (gol de Ademir da Guia), com mais de 10 mil pagantes.

Hoje

- Dia do Circo e do Artista Circense, em homenagem ao palhaço Piolim, que nasceu em 27 de março de 1897

- Em 1985 a TV Cultura exibia o curta-metragem Pula Violeta, filme de 1981, com os palhaços andreenses Estrimilique e Tontolino. Trabalho de Heitor Capuzzo e José Armando Pereira da Silva, colaboradores do Diário.

Santos do dia

- João do Egito


Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 27 de março:

- Em São Paulo, Bento de Abreu, Itirapuã, Mairiporã e Presidente Epitácio 

- Em Minas Gerais, Caldas e São Geraldo

- No Ceará, Choró, Fortim e Itaitinga

- No Pará, Magalhães Barata

- Na Bahia, Ouriçangas

- No Paraná, União da Vitória 

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;