Economia Titulo
Sto.André abre curso de exportação para empresas
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
02/07/2009 | 07:10
Compartilhar notícia


A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André está com inscrições abertas para o novo programa gratuito Exportação em Curso, destinado principalmente a micro e pequenos empresários do município interessados em iniciar ou acelerar os passos da internacionalização de seus negócios.

Serão 119 horas de aulas, ministradas nas instalações do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) da avenida Ramiro Colleoni, 110. Haverá ainda 180 horas de consultoria.

O programa, que terá ao todo cinco meses e meio de duração, está limitado a 30 empresas. O coordenador do SAX (Sistema de Apoio à Exportação) - órgão da secretaria -, Everton Prates, ressaltou que já tem havido procura e restam poucas vagas. As inscrições se encerram no dia 17. A ideia é oferecer gama ampla de informações sobre o tema, abrangendo desde a documentação necessária para exportar, definição de preços e custos no Exterior, normas técnicas e pesquisas de mercado. Na fase final, consultores darão suporte para o desenvolvimento de plano de exportação das companhias.

Segundo Prates, a iniciativa deverá servir tanto para quem nunca vendeu ao Exterior quanto para quem já faz encomendas para outros países e quer se aprimorar nessa área.

O cenário econômico mundial recessivo não deve ser visto como fator de desestímulo. "Quando o cenário mudar, o empresário estará preparado para aproveitar as oportunidades", assinalou.

Buscar mais conhecimentos sobre os canais de exportação e o trâmite burocrático são pontos que motivaram uma das empresas já inscritas, a Refriac Refrigeração e Ar-Condicionado, de Santo André. "Exportamos pouco, queremos diversificar", disse o empresário Leonardo Padeiro.

Serviço - Exportação em Curso: Inscrições até dia 17. Informações pelos telefones 4433-0493 ou 4433-0390.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;