Cena Política Titulo
Rodrigo impulsiona DEM na região
Junior Carvalho
11/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Vice-governador paulista e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (DEM) é um dos nomes cotados para 2022. Ex-deputado, Rodrigo está no topo da linha sucessória do governador João Doria (PSDB), que, na campanha do ano passado, prometeu que não iria disputar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. O democrata, conhecedor desse cenário, sabe que a eleição municipal do ano que vem será termômetro importante para seu partido em busca de voos maiores no Estado. Tanto que ele tem articulado fortemente o DEM no Grande ABC. Onde for possível ter candidatura própria, pé no acelerador. Onde não for possível, fazer a melhor composição para emplacar bom número de vereadores. Com uma bancada forte – e com prefeito ou vice –, Rodrigo costura base sólida na região de olho em candidatura ao governo paulista no futuro.

BASTIDORES

Articulações
Em Santo André, por exemplo, o DEM é considerado a bola da vez na cidade. O presidente local é Fernando Marangoni, indicado para ser secretário-executivo da Habitação no Estado. Seu nome circula nos corredores da Prefeitura para eventual composição como vice do prefeito Paulo Serra (PSDB), que buscará a reeleição no ano que vem. Outra figura que circula nos bastidores democratas é Fabio Picarelli, ex-presidente da OAB e secretário de Meio Ambiente na administração Paulo Serra. Dizem que pode ser candidato a vereador e que tem articulado a criação de chapa competitiva para abrir de duas a três cadeiras para o DEM na próxima legislatura.

Ausências
Ainda falando no vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), chamou atenção a ausência de prefeitos da região em atividade promovida por ele ontem pela manhã na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O chefe do cerimonial achou estranho o fato, inclusive. Há chefes de Executivo viajando e outros tiveram agenda no mesmo horário.

PPA estadual
O governo do Estado inicia hoje série de audiências públicas para confecção do PPA (Plano Plurianual) 2020-2023. A proposta norteia investimentos estaduais para os próximos quatro anos. Hoje está marcada explanação da peça na cidade de Barretos, no Interior. Araraquara, Presidente Prudente, Marília e Bauru acolherão as audiências até o dia 18. Ainda não há data para o Grande ABC.

Debate sobre o ECA
A Câmara de São Bernardo será palco hoje, a partir das 14h, evento para celebrar os 29 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A atividade será promovida pelo mandato da vereadora Ana Nice (PT) e terá a participação de Silvia Fernandes da Silva (promotora de Justiça), Beatriz Ramos Vico (defensora pública) e Ariel de Castro Alves (advogado e defensor dos direitos da infância e juventude).

Posicionamento – 1
O governo do Estado se manifestou a respeito das críticas da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) à decisão do Palácio dos Bandeirantes em trocar o monotrilho pelo BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade) da Linha 18-Bronze, que atende ao Grande ABC. A entidade disse ao Diário que recebeu a notícia da mudança de modal com “inquietação”.

Posicionamento – 2
“O BRT é de rápida implantação, custa nove vezes menos que o monotrilho e tem a grande vantagem de ser sistema mais flexível do ponto de vista da demanda e dos serviços. Dá para aumentar ou diminuir a oferta conforme a necessidade, modulando inclusive o tamanho dos ônibus. É possível oferecer linhas com paradas, semiexpressas ou expressas, o que não se pode fazer em sistema de monotrilho”, justificou o Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;