Memória Titulo COLUNA
São Caetano perde o seu mestre maior

Oscar Garbelotto (São Caetano, 13-12-1932 – São Paulo, 21-5-2019)

Por Ademir Medici
23/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Este passado não é fantasia ou mistificação da história, mas um legado deixado pelos sentimentos familiares, depoimentos e por documentos carinhosamente guardados.”
Cf. Oscar Garbelotto, Da Velha Capela de 1877 à Matriz Velha de 1927, o Símbolo da Religiosidade dos Pioneiros, artigo que abriu a revista Raízes, Ano I, Nº 1, Julho de 1989.

***

Professor e advogado, Dr. Oscar Garbelotto, para nós, da Memória, foi acima de tudo um amigo da história da sua São Caetano, por ele sempre cultivada, divulgada, animada. Projetos como o Museu Municipal, a Fundação Pró-Memória, a Fundação das Artes e a revista Raízes tiveram na retaguarda a figura de Oscar Garbelotto. Raízes, por exemplo, a reunião dos artigos que ele escreveu para a revista daria um belo livro de memória.

Dr. Garbelotto guardava com carinho uma cópia do robusto processo da Prefeitura de São Caetano de criação do Museu Municipal, segunda metade da década de 1950. Professor José de Souza Martins foi o primeiro encarregado do museu, e Dr. Oscar o principal animador a tornar realidade o primeiro museu do Grande ABC.

Os anais do São Caetano EC foram preservados pelo Dr. Oscar Garbelotto – aqueles livros antigos de atas, com a caligrafia dos antepassados, poderiam se perder, não fosse a sua ação preservacionista.

Mais recentemente, a memória da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) se organizou a partir dos registros que o Dr. Garbelotto guardou dos tempos do Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), do qual foi diretor-geral.

Filho de Artur Garbelotto e Tereza Pinto Garbelotto, Dr. Oscar parte aos 86 anos. Está sepultado no Cemitério São Caetano, em Vila Paula.
 

O adeus de um dos fundadores do Pé na Bola do Aramaçan 

José Novella Netto
(Santo André – 21-2-1923 -20-5-2019)


A admissão em 1940, a fundação do Pé na Bola em 1943, a primeira eleição a conselheiro em 1963, a despedida dos campos de futebol em 1980. José Novella Netto era um dos mais antigos associados do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André – completaria, em 2020, 80 anos de carteirinha e de amizades.

“O clube fez e ainda faz parte da minha vida. É impossível falar sobre minha história sem pensar no Aramaçan; tive muitas glórias e conquistei muitos amigos aqui. Hoje não vivo mais o Aramaçan como antigamente, mas gosto muito daqui”, declarou Novella em entrevista para a <CF160>Revista Aramaçan</CF>.

Por tudo o que representou para o Aramaçan, o clube o homenageou em vida, dando o seu nome a um dos campos de futebol do complexo esportivo.

Filho de José Novella Filho e de Júlia Novella, José Novella Netto parte aos 96 anos. Foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
 

Interação com Facebook
 

‘Os fantasmas da rua do Pesadelo em Goiânia’

Os fantasmas das vítimas do acidente com o vazamento do césio-137 estão amordaçados, impedidos de exigir justiça.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 23 de maio de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.
 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 23 de maio de 1989 – ano 32, edição 7072

Manchete – Parte do novo salário mínimo deverá vir como abono
Grande ABC – Correio distribui na região 25 mil correspondências por dia.
Ponto de Vista (Tito Costa, Deputado Federal) – O PT patrão e o PT empregado.
Campeonato Paulista – Em São José dos Campos, São José 3, EC Santo André 0.
Bocha – O Clube Esportivo e Recreativo São José, de São Caetano, tetracampeão brasileiro, foi surpreendido em casa ao ser derrotado pelo Clube das Dores, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O clube sulino ficou com o título de campeão da Taça Brasil, e o São José, com o vice-campeonato.
 

Em 23 de maio de...

1919 – Registrados vários casos de gripe na região, considerados de caráter benigno, mas sempre preocupantes, diante do surto de gripe espanhola em 1918.
- No futebol, só se fala no último jogo do Sul-Americano, marcado para 25 de maio, no Rio de Janeiro, entre Brasil e os temíveis uruguaios, bicampeões do certame.
- A Associação dos Cronistas de São Paulo contrata um trem suplementar, com preços das passagens reduzidos, para levar os interessados ao jogo. O trem partirá no sábado à noite.
Internacional
- Do noticiário do Estadão: a constituição completa da Liga das Nações e a carta operária internacional.
- Do noticiário do Correio Paulistano: um jornalista austríaco burla a censura na França.
1939 – IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários) adquire área na Vila Guiomar, em Santo André, para a construção de conjuntos habitacionais destinados aos trabalhadores.
1974 – Grande ABC realiza solenidades comemorativas à passagem do Dia do Soldado Constitucionalista. Não há aulas. Alunos são convocados para as festividades cívicas.
1984 – O empresário Mario Cordeiro Menezes completa 25 anos como diretor-presidente da Diasa (Distribuidora e Importadora de Automóveis), sediada em Santo André.

Santos do Dia

- Epitácio
- Miguel, bispo

Hoje

-Dia da Juventude Constitucionalista
 

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 23 de maio:

- Em São Paulo, Bocaina. Elevado a município em 1891, quando é desmembrado de Jaú.
- No Mato Grosso, Araputanga
- Na Bahia, Belmonte
- No Ceará, Groaíras
- No Pará, Igarapé-Mirim
- No Rio Grande do Sul, Nova Bassano
- No Amapá, Oiapoque
- No Espírito Santo, Vila Velha

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;