Economia Titulo
INSS: contribuir não garante benefício
Por Do Diário do Grande ABC
25/09/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


A Previdência Social recebe muitas solicitações de pessoas que querem consultar a situação de seu benefício, mas que, na verdade, ainda não são beneficiárias. Essas pessoas ainda estão contribuindo para a Previdência para, no futuro, terem direito aos benefícios previdenciários. O que ocorre é que parte da população confunde o conceito de beneficiário com o de contribuinte.

Beneficiário - O beneficiário é a pessoa que está recebendo algum tipo de benefício pago pela Previdência Social, como aposentadoria, pensão ou auxílio-doença.

Essas pessoas possuem um número de benefício que as identifica no cadastro do INSS e pelo qual podem, pelo site da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou pela Central de Teleatendimento 135, solicitar alteração de endereço, retirar extrato de pagamento, tirar segunda via da carta de concessão, verificar o andamento do processo de concessão inicial ou de revisão de valores, entre outros. O número do benefício é composto por dez dígitos.

Contribuinte - São as pessoas que não estão em gozo de benefício, mas recolhem mensalmente para a Previdência Social, seja por desconto no salário (caso dos empregados com carteira assinada), seja por meio da Guia da Previdência Social (caso dos contribuintes individuais e facultativos).

Elas possuem um número de identificação, que pode ser o PIS/Pasep ou o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Esse número, composto por 11 dígitos, é utilizado nas guias de contribuição para a Previdência Social e permite verificar se o contribuinte está regular.

Também é por esse número que o contribuinte pode acompanhar suas contribuições e remunerações. Essa consulta pode ser feita no site www.previdencia.gov.br, no serviço PrevCidadão. Para sua utilização é exigida uma senha que deve ser obtida, antecipadamente, nas agências da Previdência Social.

Segurança - A senha fornecida pela Previdência apenas ao segurado garante que apenas o próprio contribuinte tenha acesso às suas informações.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;