Automóveis Titulo Antigo
Paixão pelo mundo dos pesados
Vinícius Claro
Especial para o Diário
25/11/2016 | 07:12
Compartilhar notícia
Vinícius Claro/DGABC


Além de hobby, colecionar veículos antigos pode ser forma de ganhar dinheiro. Pelo menos foi o que aconteceu na trajetória do empresário Giuliano Franchini, 37 anos.

Apaixonado por caminhões (influenciado pelo pai), Franchini se tornou colecionador de raridades, especialmente aquelas que são diferenciadas. Entre veículos próprios e outros que divide com familiares, o empresário tem cerca de 30 unidades.

Para não deixá-los ociosos, Franchini bolou um site para fazer anúncio dos modelos, o Rental Hobby. Hoje, ele faz parceria com diversos colecionadores de qualquer tipo de automóvel especial. As raridades estão disponíveis para locação em novelas, filmes e eventos.

Nesta página, vamos destacar os dois principais caminhões de Franchini, o GMC 760, de 1952 (seu favorito), e o Brucutu 1979, que é baseado no Mercedes-Benz 608 – o mais alugado da coleção.

O GMC trabalhava carregando containers de Santos para a Capital. O modelo (que estava encostado há quase duas décadas quando Franchini o adquiriu) tem motor com quatro cilindros de dois tempos. “Ele não tem bomba injetora, por isso fica oscilando a motorização, e emite som característico”, conta o proprietário, que ficou seis meses em negociação.

Já o Brucutu é um veículo militar, que foi usado na década de 1980 para conter manifestações. O blindado lançava água e dava choque – nas laterais da carroceria. “Era o caveirão da época”, esclarece Franchini. O exemplar foi usado pela tropa de choque de Minas Gerais até meados de 1996. Depois ficou parado para treinamento e, em 2000, foi para leilão.

“Eu vi esse veículo, que estava parado há 15 anos, em uma loja. Era sexta-feira e fiquei até segunda sem dormir, pensando em comprá-lo”, relata Franchini.

Curiosamente, ele adquiriu os dois veículos em intervalo de 15 dias, há quatro anos.

Após comprar o Brutucu, a missão foi torná-lo ainda mais especial. O veículo militar foi transformado em balada sobre rodas, “Foi necessário retirar a blindagem e mudar o freio de óleo para freio a ar, a fim de dar mais segurança, já que é um veículo muito pesado”, explica ele.

Além disso, o tanque d’água, de 2.000 litros, foi reduzido para 500l, dando espaço para que até 16 pessoas ocupem o interior. A locação por quatro horas custa de R$ 1.300 a R$ 1.500.

O valor, no entanto, é só para o aluguel dos veículos, já que Franchini não pretende vendê-los. “Sonho não tem preço”, diz.

ENCONTRO
Quem quiser conhecer de perto esses veículos terá a oportunidade neste final de semana. É isso aí! A partir de hoje acontece a 2ª Exposição Anual de Caminhões e Ônibus Antigos de São Caetano, no Parque Chico Mendes.

O evento abre às 9h e segue até às 22h (hoje e amanhã). No domingo, se encerra às 19h. A expectativa é que sejam expostos cerca de 50 caminhões e 25 ônibus. O GMC estará por lá hoje e o Brucutu, amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;