Setecidades Titulo
Surto de hepatite A atinge creche de Santo André
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
14/08/2004 | 00:45
Compartilhar notícia


  Alunos e funcionários da creche Henfil, no Jardim Santo André, em Santo André, vivem um surto de hepatite do tipo A. Até esta sexta, dez casos haviam sido confirmados pelo Departamento de Vigilância à Saúde do município, sendo oito crianças e duas professoras.

Segundo funcionários da creche, o vírus HVA (causador da hepatite A) chegou ao local há cerca de dez dias, por meio de uma criança cujo irmão estava com a doença. Na seqüência, outros alunos foram infectados. Mais freqüente em regiões com infra-estrutura precária de saneamento básico, a hepatite A é também transmitida por via fecal-oral.

“Não levei mais meu filho na creche depois de saber que mais de cinco crianças e até professoras estão doentes”, disse uma mãe que pediu para não ser identificada. Apesar do alto poder de disseminação do vírus HVA entre crianças de 2 a 6 anos, o Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André não julgou necessária a interdição da creche, que abriga cerca de 240 crianças.

Segundo o médico sanitarista da Vigilância Epidemiológica de Santo André, Elexendre Costa, que esteve nesta sexta no bairro, a situação está sob controle e não há motivos para os pais deixarem de levar as crianças à creche. “As primeiras providências de controle ao surto já estão sendo tomadas. Entre elas a vacinação e ações educativas junto à comunidade”.

Algumas das formas de transmissão do vírus são pela ingestão de água imprópria para consumo ou de alimentos contaminados. O problema é muito comum entre as crianças que levam tudo à boca.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a equipe médica que acompanha os doentes descarta a possibilidade de uma epidemia quando não há relação entre os casos.

Os dois medicamentos de prevenção e combate à hepatite do tipo A – uma vacina e uma substância chamada imunoglobulina, que bloqueia a ação do vírus – não fazem parte do programa de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a Secretaria de Saúde de Santo André afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que pretende comprar na semana que vem um lote com 200 unidades de vacinas contra a hepatite A e outro com 200 doses de imunoglobulina, que serão aplicadas em todos na creche com exceção daqueles que foram infectados.

O valor da compra não foi divulgado pela Prefeitura, que afirmou apenas que cada unidade da vacina custa aproximadamente R$ 200.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;