Cultura & Lazer Titulo
'Casseta' fará programa especial na terça-feira
Por Do Diário do Grande ABC
18/06/2006 | 08:41
Compartilhar notícia


Cláudio Besserman Viana, o Bussunda, será homenageado pelos companheiros do Casseta e Planeta em programa especial a ser veiculado na noite da próxima terça-feira, na Rede Globo. O programa terá uma edição com os melhores momentos da carreira do humorista na televisão. Segundo Hubert Aranha, serão exibidos "os melhores momentos do Bussunda, para que fique a memória de uma coisa bacana, para as pessoas verem o quanto ele era bom".

Bussunda começou a fazer rir na mídia impressa nos anos 80, ainda como estudante de Jornalismo da UFRJ (Universidade Federal Fluminense) na Casseta Popular, com sátiras sobre comportamento e política. Foi convidado por Claudio Manoel e os então estudantes de engenharia Beto Silva (Roberto Adler), Helio de la Peña (Hélio Antonio do Couto Filho) e Marcelo Madureira. De tablóide virou revista em 1986.

Em 1988, Bussunda e os demais passaram a escrever roteiros do TV Pirata, humorístico da Globo que contribuiu para a renovação do humor na televisão. Com eles, foram chamados Hubert Aranha e Reinaldo Baptista, redatores do jornal satírico carioca Planeta Diário, que chegou a vender 100 mil cópias com notícias falsas e manchetes como "Frente Liberal liberou geral". Estava formado o grupo, que permanece junto até hoje. O TV Pirata foi extinto em 1990, mas o grupo ficou na emissora para escrever o Dóris para Maiores. A trupe ganhou programa mensal em 1992, que se tornou semanal em 1997 e virou o Casseta e Planeta, Urgente.

Bussunda popularizou o bordão "Fala sério!" como Marrentinho Carioca, craque do Tabajara, o pior time de futebol do mundo. Ficaram famosas suas imitações de Lula e do jogador Ronaldo, assim como suas caricaturas de personagens de novelas da Globo, como a Helena de Vera Fischer em Mulheres Apaixonadas, e vestido de lingerie na abertura de Baleíssima, sátira da novela Belíssima.

A trupe do Casseta lançou 11 livros de humor, três discos, uma peça de teatro chamada Pra Comer Alguém e o filme A Taça do Mundo É Nossa, dirigido por Lula Buarque de Holanda. Bussunda também era a voz do personagem Shrek, na versão em português do desenho animado. Apaixonado pelo Flamengo, Bussunda escreveu colunas esportivas nas revistas Placar e Lance A+ e contracenava com a atriz Juliana Paes para a campanha da cerveja Antarctica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;