Esportes Titulo
Espírito olímpico dá força a Jogos Especiais
Por Maria Clara Cabral
Especial para o Diário
29/11/2004 | 10:52
Compartilhar notícia


"Gosto de estar aqui para ficar mais com os meus amigos." Com este espírito, o aluno da Apae de Diadema, Rodrigo Alves dos Santos, 18 anos, mostrou que para os participantes da primeira edição dos Jogos Especiais de São Bernardo - encerrados neste domingo - o que estava em jogo era a confraternização e a inclusão esportiva. Ao contrário de muitos atletas que fazem de tudo por uma vitória, estes estudantes reviveram, durante quatro dias, o ideal olímpico e mostraram que, para eles, o resultado não é o mais importante.

Rodrigo, deficiente mental leve, é camisa dez do time da Apae e foi artilheiro de sua equipe no Campeonato de Futsal para Deficientes Mentais da Paraolimpíada do Grande ABC. O garoto, torcedor do Palmeiras, explicou que queria fazer mais gols, mas que para ele, o mais legal de estar ali era poder se divertir. E realmente foi este o principal intuito dos Jogos Especiais. "A vitória ou a derrota aqui ficam em segundo plano. O nosso objetivo maior é promover a interação e a participação dos alunos", explicou o professor de Educação Física, Sílvio Cardoso de Lima.

Considerado o craque do time pelos seus colegas, o torcedor do São Caetano Deleon de Oliveira, 17 anos, da EMEBE (Escola Municipal de Ensino Básico Especial) Rolando Ramacciotti, também de São Bernardo, foi para a competição com o mesmo espírito do colega Rodrigo. "Acho legal ficar aqui e poder ver um monte de gente", disse o garoto, que também é portador de deficiência mental leve.

Além da integração de alunos portadores de necessidades especiais com a sociedade, outro intuito do evento foi o de incentivar a prática de atividades físicas, o que, segundo o professor Sílvio, ajuda a desenvolver os desempenhos motor e cognitivo. Deleon é uma prova do bem que o esporte faz para seu desenvolvimento. "Depois que meu filho começou a se interessar e praticar futebol regularmente, sua aptidão motora melhorou 100%", conta Vera Lúcia de Oliveira, mãe de Deleon.

Os Jogos Especiais - Esporte Eficiente teve início no último dia 25, quarta-feira e contou com a participação de cerca de mil atletas do Grande ABC. Basquete para cadeirantes, futsal para cegos, surdos e deficientes mentais, e natação fizeram parte da programação. Além disso, apresentações de dança, capoeira e oficinas diversas também foram realizadas. Todos os participantes do evento receberam medalhas e um certificado de participação. As disputas aconteceram no Baetinha e no Centro Recreativo Esportivo Luiz Bonifácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;