Cultura & Lazer Titulo
Cuidado com o vírus letal Sexta-Feira 13
Por Do Diário do Grande ABC
12/08/1999 | 19:11
Compartilhar notícia


Amanha é Sexta-Feira 13. Para os supersticiosos, um dia de azar. Já para os usuários de microcomputadores, um dia terrível e que exige cuidados especiais porque nesta data ataca um vírus letal: o Sexta-Feira 13. Após instalar-se nos computadores, ele destrói programas, arquivos e documentos essenciais. Esse vírus também pode ativar lotes de outros vírus, que causam danos irreparáveis nos micros.

Em alguns casos, por exemplo, os usuários sao obrigados a comprar micros novos.

Pelos cálculos dos especialistas, sao mais de 10 mil vírus em açao e que atacam em datas certas ou esporadicamente. Esse vírus, ao contrário do que se pensa, chega aos micros pelas maos dos próprios usuários, seja por meio de disquetes, e-mails ou da Internet.

Para livrar-se do Sexta-Feira 13, especialistas em informática de órgaos públicos de Brasília, como o Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro) e o Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) estao em alerta total e munidos de antivírus de última geraçao. Eles sabem que qualquer descuido pode causar prejuízos incalculáveis.

"Aqui no Prosaden temos um programa específico (o Command Anti-Vírus) que impede o ataque desses vírus oportunistas", garante Delmar Rosado, técnico em informática do Senado Federal. Rosado explica que o Prodasen possui mais de 3 mil computadores interligados em sua rede, que inclui o Senado, o Prodasen e o Centro Gráfico do Senado.

Segundo ele, os usuários de micros precisam dispor de bons antivírus e atençao redobrada em relaçao ao que recebem via rede (Internet).

Atualmente, com a popularizaçao do e-mail, os vírus chegam com maior rapidez aos micros e, na maioria das vezes, o usuário só percebe a sua presença inoportuna quando ele ataca. Se você receber um e-mail com nomes compridos, números, normalmente em inglês ou de pessoas desconhecidas com arquivos anexados nao perca tempo, delete. Se verificar mensagens indevidas, músicas, ruídos, figuras ou desenhos, alteraçao no tamanho de algum arquivo ou reduçao na quantidade de memória disponível é infecçao na certa.

Os alvos do Sexta-Feira 13 sao os arquivos executáveis dos computadores, que após infectados nao funcionam. Nesse caso, para manter o micro funcionando a saída é reinstalar todos os programas.

"Tomem todo cuidado amanha", recomenda Antônio Filho, especialista em informática. Ele alerta que quem nao se prevenir contra os "vírus intrusos" pode dar-se muito mal. "Sei de empresas que perderam todo o cadastro de clientes e foi um deus-nosacuda", diz Filho, que trabalha na área de informática de uma grande empresa de Brasília.

Os vírus sao arquivos pequenos e simples que passam de programa para programa, se autocopiam e destroem arquivos ou programas, sem conhecimento e autorizaçao do dono do computador. "Com a Internet a proliferaçao de vírus tomou dimensoes alarmantes", explica Antônio Filho. Nesta quinta-feira, o usuário pode contaminar seu micro por meio de correio eletrônico (tipo ccmail), que navega pela Internet, ou via arquivo para download (captura) contaminado.

Um vírus é ativado quando a pessoa executa um programa infectado.

Alguns tipos de vírus invadem programas cada vez que eles sao executados, enquanto outros dependem de hora, data, comando de impressao ou um simples clique no mouse. É o caso do Sexta-Feira 13, que se constitui num grande ameaça para milhares de usuários de computador ao redor do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;