Economia Titulo Demissões
Empregados da Mercedes fazem protesto

Trabalhadores organizam manifestação em frente a concessionária na Capital contra corte de 500

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Trabalhadores da Mercedes-Benz fizeram ontem manifestação em São Paulo, em frente a uma concessionária de automóveis da marca, para protestar pelas demissões anunciadas pela empresa para 500 empregados em lay-off, ou seja, que estavam com os contratos de trabalho suspenso temporariamente. Eles distribuíram panfletos explicando a luta da categoria pela manutenção dos postos de trabalho na fábrica de São Bernardo.

Parte dos que estavam suspensos aderiu, entre sexta-feira e ontem, a PDV (Programa de Demissão Voluntária). A empresa, que já havia aberto até 15 de maio pacote que abrangia R$ 55 mil, mais a rescisão contratual, para cada empregado suspenso que pedisse a conta, relançou a oportunidade, mas apenas nesses dois dias. Quem não aceitasse, seria demitido, mas não levaria o benefício. Há informações passadas por funcionários, mas não confirmadas pela empresa, de que em torno de 200 optaram por sair.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC pretende prosseguir com os protestos nos próximos dias. Além do pessoal em lay-off que a montadora havia anunciado que rescindiria os contratos até esta segunda-feira, há cerca de 2.000 excedentes – segundo a Mercedes-Benz – que também podem perder o emprego. Desde segunda e até dia 15, todos os 7.000 empregos da produção estão em férias coletivas.

MERCADO

A situação das vendas de caminhões zero-quilômetro no País continua difícil. Apesar da ligeira melhora no número de licenciamentos (alta de 3,75%) em maio em relação a abril, ainda há forte queda (de 42,24%) na comercialização desses veículos na comparação dos cinco primeiros meses do ano com mesmo período de 2014. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;