Cultura & Lazer Titulo
Sai a bíblia da cozinha da Ásia e Oceania
Ricardo Ditchun
Do Diário do Grande ABC
25/06/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Informações confiáveis, didatismo e bom conteúdo histórico e geográfico. Eis os requisitos fundamentais para um bom livro de gastronomia. Além disso, se houver detalhamento das receitas, curiosidades e belas e coloridas fotos para ilustrá-las, a obra adquire atrativos irresistíveis. É assim com Larousse da Cozinha do Mundo - Ásia e Oceania (Larousse do Brasil, 144 págs., R$ 69,90), trabalho originalmente produzido pela equipe editorial da Larousse francesa e que, para o Brasil, contou com consultoria de Adriana Baretto Figueiredo, especialista em produções do gênero.

O leque de interesses deste livro - virão outros, dedicados às especificidades de nações dos cinco continentes - são as cozinhas da Índia, Paquistão, Sri Lanka, China, Japão, Vietnã, Tailândia, Laos, Indonésia, Malásia e Cingapura, na Ásia, e Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e Nova Caledônia, na Oceania. A cada país correspondem informações e receitas, com seus respectivos modos de fazer e listas de ingredientes.

Cada capítulo - país - leva receitas de entradas, molhos, pratos principais, pães e bebidas. Detalhe interessante é a indicação de tempo de preparo, cozimento, rendimento e, em alguns casos, bebida ideal para acompanhamento - geralmente vinhos. Há ainda destaques da culinária dos países abordados, caso do pato laqueado da China, sushi e sashimi do Japão e o nasi kuning (arroz cozido) da Indonésia. Pratos que exigem preparo mais elaborado ganham explicações detalhadas e, inclusive, fotos em passo-a-passo.

O preço do livro, os tais R$ 69,90, não é dos mais convidativos, mas todas as qualidades citadas compensam o investimento. Quer mais? Larousse da Cozinha do Mundo - Ásia e Oceania tem capa dura, formato diferenciado (20cm x 26cm), acabamento primoroso e é inteiramente colorido. A próxima "viagem" gastronômica da Larousse do Brasil tratará da cozinha das Américas e, previstas, estão as da Europa Ocidental e Escandinávia; Europa Central, Leste Europeu e Mediterrâneo; e Oriente Médio, África e Índico. Imperdível.

Receita

Lombo frito com macarrão fino de soja

Ingredientes
1 pedaço de lombo de porco de 600g; 100g de macarrão fino de soja ou de arroz; 2 cebolas;
2 tomates; 1 pedaço pequeno de gengibre fresco; 1 maço pequeno de coentro; 40g de banha ou óleo de milho; 1 colher (sopa) de shoyu; 1 colher (sopa) de xerez; sal

Como fazer
1) Deixe o macarrão de soja de molho em água fria por 15 minutos. Escorra. 2) Descasque e corte em fatias finas as cebolas. Mergulhe os tomates por 1 minuto em água fervente, tire a pele e corte cada um em 6 ou 10 rodelas. Descasque e rale o gengibre. Lave e pique o coentro. 3) Tire parte da gordura do lombo e corte a carne em fatias finas. 4) Num wok, ou frigideira aquecida, derreta a banha ou esquente o óleo. Refogue as cebolas, mexendo até que fiquem transparentes. 5) Adicione o gengibre e as fatias de lombo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, virando-as, até que fiquem levemente douradas. 6) Acrescente os tomates e, depois de cozinhar por mais 5 minutos, o shoyu e o xerez. Deixe o molho evaporar em fogo alto por 1 ou 2 minutos, mexendo sempre. 7) Ponha 500ml de água para ferver. Salgue. Acrescente o macarrão e cozinhe por 5 minutos. Escorra. 8) Coloque o lombo no centro de uma travessa redonda. Em volta, disponha o macarrão. Salpique com coentro e sirva. 

Rendimento: 4 porções. Preparo: cerca de 15 minutos. Cozimento: 15 minutos. Bebida sugerida: vinho tinto encorpado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;