Cultura & Lazer Titulo
Natureza inspira exposição
Kelly Zucatelli
16/06/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Registros da vida e lugares antes percorridos podem se transformar em material para arte. Basta querer! A partir desse pressuposto, o artista plástico Auro Okamura abre hoje, na Casa do Olhar, em Santo André, sua primeira exposição no Grande ABC, intitulada.

A reunião das obras, pinturas, videoarte e criações digitais, é resultado dos passos do artista por lugares do Brasil e Europa, onde pode escolher temas do cotidiano para externar sua reflexão. "O nome da mostra conciliou a identidade do espaço e também o meu olhar sobre diversos assuntos como a importância das florestas, um alerta ao problema do desmatamento, que tem sido tão frequente em todo o mundo, além de outras questões que estão diretamente ligadas à vida do ser humano", explica Okamura.

A relação com a natureza está expressa também em uma instalação de cinco metros de altura, na qual foram aplicadas fotos digitais que retratam florestas, montanhas e água.

Ao circular pela Casa do Olhar, o público poderá ver nove telas em acrílico, com colagens que remetem às paisagens de lugares como Itália e Alemanha. "Passar pelos lugares próximos onde foram os acontecimentos da queda do Muro de Berlim me emocionou bastante. Dali tentei extrair algo para retratar um fato que não foi bom, mas marcou a história mundial." explica.

De um lado, telas, de outro, vídeos que mostram em detalhes os locais por onde o artista esteve. A ideia de unir os vídeos, disponíveis também no YouTube, é uma tendência que o artista acredita não sair mais do conceito de exposições pelos profissionais das artes plásticas. "Pela web, consigo explicar para as pessoas o meu objetivo de ‘caminhar por todo o planeta', mesmo que isso seja um pouco utópico, e mostrar particularidades dos ambientes que nos envolvem", complementa. 

Casa do Olhar. Exposição. De hoje ao dia 8. Na Casa do Olhar - Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730. Aberta de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;