Internacional Titulo
Irã ainda não assinou protocolo adicional, diz ElBaradei
Da EFE
04/12/2003 | 12:01
Compartilhar notícia


O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, confirmou nesta quinta-feira, em Viena, que o Irã ainda não assinou o chamado Protocolo Adicional do TNP, que permitirá aos inspetores da ONU visitarem todas suas instalações nucleares sem aviso prévio.

O chefe da AIEA disse, em declarações a um pequeno grupo de jornalistas, que espera que o Irã assine o Protocolo "em breve" — o que Teerã vem prometendo há mais de um mês.

O Irã se comprometeu em uma carta entregue a ElBaradei há quase um mês a assinar "em breve" o Protocolo Adicional do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e a atuar imediatamente como se o tivesse assinado.

Segundo fontes diplomáticas em Viena, a AIEA e o Irã se encontram no processo de negociar as condições para aplicar o Protocolo Adicional. "Em questão de seis meses, o Irã deve estar em condições de aplicar o Protocolo (Adicional do TNP)", disse um diplomata. "Entendemos que, em um país como o Irã, haja instâncias políticas que ainda não foram consultadas para poder assinar o protocolo", acrescentou.

Na semana passada, a Junta de Governadores da AIEA condenou o Irã por suas atividades clandestinas no campo nuclear durante os últimos 18 anos e advertiu em uma resolução que, se Teerã voltar a descumprir suas obrigações, tomará "todas as medidas a seu alcance, segundo o Estatuto da AIEA e os Acordos de Salvaguarda".

O anúncio foi interpretado como uma ameaça implícita de enviar o assunto ao Conselho de Segurança da ONU, que tem o poder de impor sanções econômicas e políticas contra o Irã.

ElBaradei disse que seu organismo está elaborando um "plano de ação" para os próximos meses sobre como inspecionar as atividades no Irã, antes de entregar à Junta de Governadores em fevereiro um novo relatório sobre o programa nuclear de Teerã.

O diretor da AIEA ressaltou que, no momento, os especialistas da AIEA estão entrando em contato com todas as empresas que no passado entregaram ao Irã equipamentos e instalações nucleares. Além disso, os inspetores da AIEA deverão viajar aos países de origem de algumas dessas instalações, já que foram encontrados nelas sinais de contaminação com urânio altamente enriquecido.

O Irã garante que os restos achados já estavam nos equipamentos quando os adquiriu e que não são produto de experimentos próprios de enriquecimento não declarado.

ElBaradei reconheceu que a AIEA não foi capaz de detectar a tempo todas as atividades nucleares do Irã, mas lembrou que foram experimentos em nível de laboratório com quantidades muito reduzidas de material atômico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;