D+ Titulo
Entre irmãos
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
02/03/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Irmãos. O termo nem sempre significa companheiros e muitas vezes os filhos de um casal têm mais diferenças que semelhanças. Entretanto não são raras as oportunidades em que têm de dividir o quarto, a televisão e os brinquedos em casa. Para que isso não provoque uma guerra diária é preciso seguir algumas dicas de profissionais de decoração que tornam o ambiente confortável para todos.

Quando as crianças são de sexos diferentes é ainda mais difícil escolher objetos e cores que agradem a ambos. A dica do arquiteto Sérgio Astrauskiene, de Santo André, é usar sempre cores neutras, que não remetam nem para meninas nem para os meninos. “Tons de madeira clara ou móveis brancos são uma boa escolha. As cores fortes ficam para os acessórios”, diz.

A designer de interiores Sonia Bonotto, que desenvolve projetos com Karina Dimanas, acrescenta o preto, o cinza e o bege como base para uma decoração desse tipo. “É preciso manter a individualidade das crianças, organizando as divisões de armários e gavetas de uma forma que atenda cada necessidade”, afirma.

Entre os segredos de Sonia para ganhar espaço estão manter uma única bancada de estudos, apenas um criado-mudo com tamanho maior, gavetas separadas e eletrônicos compartilhados. Astrauskiene sugere que a cama fique em dois níveis. Elas não precisam estar dispostas como beliche, uma acima da outra. Assim, na parte debaixo da cama mais alta fica a escrivaninha, desde que iluminada corretamente. “Aproveite o lugar, coloque livros e faça gavetas”, sugere.

Eletrônicos - Para definir o local ideal para a instalação da TV é importante verificar onde as duas crianças possam ter o mesmo ângulo de visão. “A tela de LCD fixada a um painel na parede é uma boa opção”, diz Sonia. Outra disposição possível para os eletrônicos é embutir no armário, localizado em frente às camas. Assim, quando a porta for fechada é fácil de esconder e deixar o ambiente mais organizado.

Dicas

Para se conseguir um bom ambiente de estudo é aconselhável uma ampla bancada com altura correta em relação a cadeira, seguindo os princípios da ergonomia, iluminação apropriada, aproveitando o máximo da luz natural, prateleiras e gavetas próximas para materiais de estudo.

A bancada deverá comportar duas cadeiras e gaveteiros individuais.

Fonte: Designers Sonia Bonotto e Karina Dimanas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;