Internacional Titulo
França luta sozinha contra seitas
Do Diário do Grande ABC
21/06/2000 | 11:08
Compartilhar notícia


Nos momentos em que se dispoe a reforçar sua legislaçao contra as seitas, a França aparece quase isolada, provocando nao somente a cólera das organizaçoes consideradas sectárias, mas também a desconfiança dos defensores dos direitos humanos, que temem uma limitaçao da liberdade religiosa.

Nesta quinta, os deputados franceses começarao a examinar um projeto de lei no sentido de ``paralisar a atividade de órgaos de caráter sectário'.

Ao aprovar esta lei, que estabelece o ``delito de manipulaçao mental', passível de dois anos de prisao, e o direito de dissoluçao, a França ficará bastante isolada no cenário internacional.

Na Europa, somente a Alemanha se destacava até agora na luta contra as seitas. Nos últimos anos, a igreja de Cientologia, que na Alemanha contra com cerca de oito mil a dez mil membros, foi alvo de uma grande campanha contra ela. Em 1996, a Uniao Crista Democrata, principal partido no poder na época, tentou inclusive impedir que os membros dessa seita pudessem ter acesso ao serviço público.

Do mesmo modo, o estatuto de religiao foi recusado à Cientologia pelo Tribunal Constitucional federal.

Nos Estados Unidos, onde a Constituiçao protege amplamente a liberdade de religiao, as críticas à posiçao francesa e alema se tornam cada vez mais intensas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;