Cultura & Lazer Titulo
MTV envelhece mal
Por Mauro Trindade
Da TV Press
12/09/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Para o que nasceu transgressivo e inovador, nada mais regressivo e conservador que a MTV, agora sintonizável pelas parabólicas do País, na freqüência de 1.140 Mhz, polarização horizontal. Com a nova forma de transmissão, a emissora pode ganhar a sintonia de quase 12 milhões de antenas.

Em publicidade, tamanho é documento. Mas não obrigatoriamente em programação. O canal do rock'n'roll, principal responsável pela popularização do videoclipe, lançador de tendências e espaço para novos grupos musicais, há tempos perdeu a verve e se voltou para um público infanto-pueril. A premiação do último VMA (Video Music Awards) na semana passada, exemplifica a fraca programação. Tudo se resume aos hits.

Por aqui, é difícil assistir quaisquer novos valores na emissora da música, seja lá qual for o gênero. Por exemplo, o fenômeno sociocultural do funk carioca - musicalmente bem mais próximo do Miami Bass - nem passa na porta da emissora. Muitíssimo menos grupos que promovem uma diversidade sonora mais elaborada, com levadas que vão do folclórico até o bom e velho rock.

Para garantir a audiência da nova geração, foram escalados os programas de auditório (Rock Gol), o namoro na TV (A Fila Anda), e os realities shows (como As Quebradeiras).

Atrações de mais qualidade ainda se sustentam com um roteiro mais elaborado, caso de Fudêncio e MTV +, ou o carisma de seus apresentadores, em especial, Penélope e Gordo. O rock é cinqüentão e os primeiros fãs do canal também. Mas a MTV chegou à terceira idade sozinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;