Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Acisbec completa 75 anos

Entidade nasceu em 1944, engrossando a luta pela emancipação de São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O advogado Valter Moura, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), é o convidado desta semana do programa Memória na TV, do DGABC TV: www.dgabc.com.br .

Moura discorre sobre os 75 anos da Acisbec, fundada em 27 de setembro de 1944. “Primeiro os empreendedores ordenaram o econômico, criando a Associação, para depois, em 30 de novembro do mesmo ano, conseguir o político com a emancipação do município”, declara Moura durante o programa.

Acrescenta o entrevistado:

Há 75 anos, São Bernardo tinha como empreendedores os empresários de dois setores: mobiliário e têxtil. 

A cidade não concordou em permanecer ligada a Santo André, fazendo brotar aquele velho orgulho de batateiros versus ceboleiros.

E a emancipação foi obtida, como fruto da união dos empresários e da comunidade como um todo, em pleno período da ditadura de Getúlio Vargas e da II Guerra Mundial.

Os 75 anos da Acisbec serão celebrados amanhã, no dia exato da sua constituição, com o lançamento de selo e carimbo pelos Correios. O ato começa às 19h30 na sede própria da Acisbec, à Rua do Imperador, 34, bairro Nova Petrópolis.

HÁ 75 ANOS

Foto histórica com lideranças empresariais de São Bernardo reunidas na Sociedade Amigos de São Bernardo, entre os quais: Wallace Simonsen, padre Jerônimo Angeli, Manoel Corazza (primeiro presidente da Acisbec), Armando Setti (ex-prefeito), Narciso Pelosini, João Corazza, Nelson Corazza, Alfredo Scarpelli, Felício Pelosini, Emílio Bakarat, Bruno Pasin, Atilio Betti, Benedito Zoboli, Plinio Ghirardello, Benedito Bamback, Luiz Cestari, Henrique Stangorlini, Agostinho Mazzini, Bruno Ronchetti, Attilio Zoboli, Alfredinho Sabatini, Angelo Raphael Lentini, Mario Bochile, Luiz Nelo Rossi e Alfredo Copede.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 26 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7180

Manchete – Sarney prega contra recessão na ONU</CF>

Santo André – Sonia Portela substitui Marilena Nakano na Secretaria de Educação e Cultura do governo Celso Daniel.

São Bernardo – Pronto-socorro não faz plantão por falta de médicos.

São Caetano –> Prefeito Luiz Tortorello cria o Sermabe (Serviço Municipal de Administração de Bens), uma nova autarquia.

Futebol – Pela Divisão Especial do Brasileiro: em Bragança Paulista, Bragantino 3, Santo André 0.

Em 26 de setembro de...

1789 – Thomas Jefferson eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1914 – I Guerra. Manchete do Estadão: continua a grande batalha na França; o avanço dos russos na Galícia.

Segue amanhã para São Bernardo, pelo trem das 13h30, o Star-Team, do Clube Atlético Ipiranga, para o amistoso frente à Associação Atlética São Bernardo. O São Bernardo está escalado com Emilio, Juca e Verner, Mario, Campos I e Henrique; Vicente, Rodolpho, Campos II, Hess e João.

Pedro Cristófaro nasce em São Paulo. Veio para Santo André em 1941. Advogado, especializou-se em Previdência Social. Por duas vezes foi vereador. Presidiu o Círculo Operário e fundou a Associação dos Empregados no Comércio, hoje sindicato. Faleceu em 1998.

1919 – Os calceteiros das ruas e os empregados da Seção de Matas e Jardins da Prefeitura de São Paulo, solidários com os seus colegas da limpeza pública, resolvem aderir ao movimento paredista.

1939 – II Guerra. Manchete do Estadão: bombardeadas as fábricas Zeppelin em Friedrichshafen.

Moinho São Jorge, de Santo André, realiza desfile de modelos profissionais na festa de eleição da Rainha da Primavera.

Hoje

Dia Interamericano das Relações Públicas. Lembra a fundação da Fiarp (Federação Interamericana de Relações Públicas), em 26 de setembro de 1960, na cidade do México.

Dia Nacional do Surdo

Santos do dia

Santa Justina e São Cipriano foram introduzidos por São Beda em seu martirológio, e por meio dos martirológios históricos passaram para o Martirológio Romano, onde são comemorados no dia 26 de setembro. 

Elzeário de Sabran

Bv. Gaspar Stanggassinger


COSME E DAMIÃO. Viveram na Cilícia, Ásia Menor, entre os séculos III e IV. Eram irmãos gêmeos e médicos. Exerciam sua profissão gratuitamente, por caridade cristã. Seus nomes foram incluídos no Cânom da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.