Economia Titulo Aquisições
Braskem anuncia compra da Sunoco nos Estados Unidos
Por
02/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Braskem, Bernardo Gradin, anunciou ontem a aquisição da norte-americana Sunoco, no primeiro passo efetivo de internacionalização da companhia. "Temos estratégia de que os EUA se tornem uma base importante para a empresa que queremos criar até 2020", afirmou.

O acordo de US$ 350 milhões também inclui um contrato de fornecimento de eteno para as fábricas da companhia brasileira.

O interesse em ativos nos EUA foi iniciado no segundo trimestre do ano passado e está concentrado em fábricas de polietileno e polipropileno, integradas ou não a centrais petroquímicas. Segundo o executivo, a Braskem mantém conversações com quatro até seis empresas. A prioridade, segundo ele, será buscar ativos interessantes, que permitam à companhia ampliar a presença naquele mercado sem comprometer a higidez financeira.

"A prioridade é a qualidade (do ativo)." Sem detalhar quais ativos estão em análise, Gradin afirmou que a nova aquisição deve respeitar o atual nível de alavancagem da companhia, por volta de três vezes a relação entre dívida líquida e Ebitda (lucro sem descontar impostos e juros).

Segundo estimativas da Braskem, a construção de três fábricas semelhantes às unidades da Sunoco demandariam US$ 800 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;