Economia Titulo Novo secretário
Waldir Simão é o mais cotado para assumir Receita Federal
25/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, retoma as atividades na segunda-feira com o desafio de apaziguar a corporação e definir o novo secretário da Receita Federal.

O nome do presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Waldir Simão, continua como o mais cotado apesar das resistências a um nome de fora dos quadros da Receita. Depois de demitir Lina Vieira, na semana passada, Mantega enfrentou a pressão dos superintendentes regionais que reagiram à demissão da secretária e ameaçaram com demissão coletiva.

O episódio provocou desgaste político ao ministro, que foi criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter demitido Lina sem ter um substituto. Antes de sair de férias, Mantega montou uma solução paliativa para tentar amenizar a crise e indicou como interino da Receita o secretário adjunto, Otacílio Cartaxo.

Nos últimos dias, sua principal função foi a de conter o corporativismo e criar condições para uma transição sem traumas para o novo secretário. Cartaxo é uma pessoa de confiança da ex-secretária e dos superintendentes nomeados por ela.

A substituição da secretária se tornou um problema complexo porque é preciso definir um nome capaz de contentar os diversos grupos dentro da Receita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;