Economia Titulo Doenças laborais
Justiça do Trabalho fomenta
prevenção de doenças laborais

São Bernardo terá evento aberto ao público no dia 11 de abril; tema atende demanda do Grande ABC, diz juíza de S.Caetano

Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
23/03/2013 | 07:16
Compartilhar notícia


O TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) promoverá, no dia 11, evento com palestras e discussões sobre como prevenir as doenças e os acidentes do trabalho, em São Bernardo.

Segundo estatísticas do TST (Tribunal Superior do Trabalho), a região gerou 35.971 novos processos trabalhistas em 2012, tendo em vista que 33,2 mil foram julgados. "Não tenho estatísticas, mas casos de doença do trabalho são os que a gente mais vê aqui no Grande ABC", disse a juíza da 3ª Vara do Trabalho de São Caetano e uma das coordenadoras do projeto, Andréa Sayuri Tanoue, que também já atuou na mesma posição em São Bernardo.

Denominado Valorizando Nossos Bens Mais Preciosos: A Vida e a Saúde, o evento é gratuito e as inscrições seguem até o dia 11, pelo site http://ejud2.trtsp.jus.br.

Coordenado por juízas da 2ª Circunscrição do TRT-2, que abrange Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires, a ação está focada nas demandas do Grande ABC, afirmou Andréa.

Médica e pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), Maria Maeno abre o evento com a palestra LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho): Determinantes sociais e laborais. Em seguida a médica e pesquisadora da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Margarida Barreto discursará sobre o tema As doenças psicossomáticas decorrentes do ambiente de trabalho. Prevenção e boas práticas. Por fim, o médico, professor e coordenador do curso de Especialização em Ergonomia Aplicada ao Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Hudson de Araújo Couto, vai expor sobre Os 10 princípios para a efetiva prevenção das LER/Dort e as ações práticas delas decorrentes.

Segundo a magistrada, essa força de trabalho dos juízes ocorre em todos os tribunais do trabalho pelo País. "É uma maneira de interagir mais com a sociedade. Nós, juízes, saímos de nossas mesas e atuamos não só por meio de decisões, mas sim de uma maneira que contribua para a maior utilização de práticas preventivas aos acidentes e doenças laborais", esclareceu Andréa.

O evento ocorrerá no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto, em São Bernardo, às 18h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;