Cultura & Lazer Titulo Orquestra eletrônica
Leve seu laptop para fazer música
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
29/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma orquestra em que a habilidade de seus músicos em operar teclas e softwares de computador se torna tão importante quanto a de trabalhar com instrumentos convencionais. Assim é a Orqestra (sic) de Laptops, comandada pelo músico andreense Wilson Sukorski, que cumpre agenda amanhã à tarde e à noite no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo.

Às 16h, Sukorski comanda oficina gratuita para músicos, produtores e curiosos acerca dos macetes da orquestra eletrônica. Os participantes são convidados a levar seus notebooks, de preferência com algum programa de edição musical instalado. "Assim se aproveita melhor, mas não é vetado para quem não tem experiência. Se não quiser tentar, pode só observar", convida Sukorski. O curso tem 30 vagas e a turma deve praticar toda a tarde como num ensaio. "Vamos trabalhar em cima de uma partitura bem simples", adianta o maestro.

Às 20h, a Orqestra propriamente dita, que se apresentou na Virada Cultural Paulista, por exemplo, se reúne no mezanino da unidade do Sesc. Ao todo, são dez artistas: oito músicos, um videoartista e uma performer.

Conhecido pela intensa pesquisa de sons a partir de elementos inusitados, Sukorski tem como desafio nesta orquestra harmonizar os ruídos retirados de cada máquina, projeto ao qual se dedica há aproximadamente um ano. "Cada computador é uma orquestra por si só. As possibilidades são inúmeras", exagera.

Fazer música no computador tem um cunho libertador, acredita Sukorski. "Uma música não tem de ser tocada de um jeito só", imagina.

Apesar de todo o entusiasmo com o acesso a criação que o suporte dos computadores permite, Sukorski não diminui o quão elaborado pode ser. "A Orqestra é uma maneira de encararmos a complexidade. Temos na cabeça que o genial é ser simples. Nem sempre precisa ser dessa maneira. O elaborado, que vai além dos limites comuns, também é um barato", define Sukorski. O músico também admite o caráter experimental de sua iniciativa e a dificuldade de atingir a todas as pessoas. "Não se trata de música para distração", avisa.

Orqestra de Laptops - Oficina. Amanhã, às 16h, 30 vagas. Apresentação. Amanhã, às 20h. Ingressos uma hora antes de cada atração. No Sesc Avenida Paulista (mezanino) - Avenida Paulista, 119. Tel.: 3179-3700. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;