D+ Titulo Saúde
Estado das unhas podem servir de alerta
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
10/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri


Seri

 

As unhas fazem parte do visual, mas também servem de alerta. Fique de olho se estiverem quebradiças, com cor e formato diferentes, manchas, ondulações e riscos. "Pode ser alteração da tireoide, anemia ou processo de desnutrição por dietas mal conduzidas. Ou então, está relacionada ao contato com produtos químicos", explica Francisco Le Voci, do Ambulatório de Unhas e Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC.

Em geral, manchas brancas, amareladas ou esverdeadas são sinais de micose e devem ser tratadas conforme o fungo. Se aparecem linhas VERTICAIS (2), pode ser falta de ferro ou anemia e as HORIZONTAIS (1), deficiência de vitaminas.

Caso fiquem AZULADAS (3), o médico pode pedir exames para descobrir se tem relação com tipo de tumor. No caso de ficarem AVERMELHADAS (4), pode ser inflamação. Já as QUEBRADIÇAS (5) e com manchas brancas podem indicar trauma por atritos. De qualquer forma, procure um dermatologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;