Setecidades Titulo Santo André
Vazamento provoca
demolição de imóvel

Umidade do solo provocou solapamento;
no local, funcionavam dois pontos comerciais

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Vazamento de água provocou a demolição de imóvel na esquina das ruas Argentina e Suíça, no Parque das Nações, em Santo André. O local, onde funcionavam dois estabelecimentos comerciais, foi evacuado ainda no período da manhã depois que a Defesa Civil constatou que os danos à estrutura eram irreversíveis e diagnosticou risco iminente de desabamento. A casa foi demolida por equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) por volta das 15h. Ninguém ficou ferido.

Segundo a autarquia, o vazamento foi comunicado às 5h50. Para efetuar o conserto, o abastecimento no bairro foi interrompido entre 6h30 e 10h. O Semasa informa ocorreu uma “desconexão de tubulação de PVC, provocada pela união de fatores como trepidação do solo causada pela passagem constante de veículos, umidade e pressão da água”. O departamento acrescenta que “o solapamento do imóvel ocorreu porque a construção é antiga, sem fundação mais profunda, o que facilitou a infiltração”. Não foram detectados danos nos imóveis vizinhos.

O gerente do bar que funcionava no local, Ciciá Oliveira, 77 anos, relata que chegou ao estabelecimento por volta de 8h30 e já constatou a existência de rachadura na parede externa. “Quando entrei, vi que a fissura era ainda maior por dentro, chegando a uns 10 centímetros. Então, acionei a Defesa Civil, pois havia risco para todos.”

Do outro lado do imóvel funcionava uma casa de frios. A proprietária do comércio, Conceição Aparecida de Haro, 62, não notou problemas. “Fui alertada pelo pessoal do lado. Ainda bem que tivemos tempo de tirar tudo e salvar o prejuízo. Deixamos os produtos e o refrigerador em um vizinho. Agora teremos de procurar outro ponto”, lamenta. O estabelecimento funcionava no local há 23 anos.

Conceição acredita que o imóvel já vinha sendo atingido pelas infiltrações, mas os vazamentos não foram detectados. “Nunca percebemos nenhum tipo de sinal, como rachaduras ou manchas de bolor na parede.”

Agora, comerciantes irão se reunir com o proprietário da casa para definir que medidas poderão ser tomadas a fim de se obter indenização pelos danos materiais. O Semasa informa que é necessário que o dono do imóvel procure a autarquia para solicitar o ressarcimento. Não foi dado prazo para que a decisão seja tomada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;