Setecidades Titulo Mobilidade
Região se prepara para o Dia Mundial sem Carro
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
07/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O Grande ABC se prepara para o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22. Neste ano, haverá ações em todos os municípios, promovidas pelo movimento Mobilicidade. O objetivo é chamar a atenção da sociedade civil e de governantes para que os carros, aos poucos, deixem de ser a única opção de transporte na região. 
Participantes podem aderir ao movimento com bicicleta, patins, cadeira de rodas, skate, cavalo ou mesmo a pé.

No ano passado, a primeira edição do evento aconteceu apenas em Diadema. Neste ano, os manifestantes partirão de pontos específicos em cada município (veja tabela) e terão como destino o Teatro Clara Nunes, em Diadema. A chegada na Rua Graciosa, 300, está marcada para as 13h.

"As prefeituras estão priorizando mais veículos do que pedestres e isso provoca caos no tráfego de todas as cidades. É preciso incentivar o uso da bicicleta e chamar a atenção das pessoas. A mobilidade é muito ampla", disse um dos colaboradores do movimento, Luiz Rodolfo de Medeiros.

Telão será montado no estacionamento do teatro para expor imagens de calçadas precárias, vias esburacadas e travessias perigosas. Antes da concentração dos participantes que virão de toda a região, será feita a Marcha pela Mobilidade Urbana, que terá início às 14h, na Praça Camões, também na Rua Graciosa.

No ano passado, cerca de 150 pessoas participaram do evento em Diadema. Não há estimativa neste ano, mas organizadores contam com a adesão da população. O público é variado, mas famílias e crianças são a maioria.

O ciclista que tiver interesse poderá filmar o trajeto até Diadema para mostrar imperfeições nas vias e expor o vídeo no telão montado no teatro.

As prefeituras de São Bernardo e Ribeirão Pires informaram que não terão outras atividades para celebrar a data. As demais não responderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;