Cena Política Titulo
Balão nos cordeiros

“Todas as câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional, com as duas Câmaras, dos deputados e Senado, são submissos aos Executivos.”

Beto Silva
do Diário do Grande ABC
07/03/2014 | 07:02
Compartilhar notícia


 “Todas as câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional, com as duas Câmaras, dos deputados e Senado, são submissos aos Executivos.” A análise é do deputado estadual Fernando Capez (PSDB) e foi publicada pelo Diário na terça-feira. Ontem, dois dias depois, veio a prova de que o tucano não estava errado, ao menos no caso de São Bernardo. O vereador Reginaldo Burguês (DEM) conseguiu aprovar projeto de lei que autoriza confecção, transporte e soltura de balões ecológicos na cidade. O prefeito Luiz Marinho (PT) vetou por vício de iniciativa, ou seja, não é atribuição do parlamentar legislar sobre o tema. O veto do petista foi mantido e a lei derrubada, inclusive com voto do democrata contra sua própria propositura. Dizem que, no mínimo, faltou personalidade ao vereador para defender sua ideia. “Temos de começar a se impor”, frisou Capez ao Diário. Mas parece que a lição não valeu para Burguês. Mais consciente foi a observação de Antônio Cabrera (PSB) sobre o veto. “Errado não é o prefeito em vetar o projeto. Errado somos nós de ter aprovado essa proposta inconstitucional.”

 

Maioridade penal

Reinaldo Meira (PR) promoveu na semana passada audiência pública sobre Segurança. Ontem, teve aprovado requerimento para debate maioridade penal. Só esqueceu que fora avalizado no ano passado proposta de Maninho (PT), que fará evento sobre o assunto dia 25 de junho. A atividade deve ser esclarecedora até para Reinaldo, que ainda não tem opinião formada.

 

Homenagem a elas – 1

O encontro da Comissão da Verdade de Diadema será realizada hoje, às 9h, na Câmara, em homenagem às mulheres. Haverá somente depoimentos das representantes do sexo feminino. Dentre eles, o de Rosalina Santa Cruz, professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica) e irmã de Fernando Santa Cruz, desaparecido político durante o regime militar.

 

Homenagem a elas – 2

Na sessão de ontem, o vereador Lúcio Araújo (PV) resolveu homenagear as mulheres, cujo dia internacional é comemorado amanhã. Leu um bonito poema na tribuna. Indagado sobre o autor do texto, respondeu com sinceridade excessiva: “Peguei em uma pesquisa que fiz, complementei com outros e adaptei”, salientou o parlamentar.

 

Terceira tentativa

Na terça-feira, o presidente da Câmara de São Caetano, Sidão da Padaria (PSB), vai tentar pela terceira sessão seguida aprovar a criação de três cargos de analista legislativo. Proposta simples para qualquer Casa da região, não para a são-caetanense. O socialista vive momento conturbado com os demais vereadores, que querem explicações sobre licitações.

 

Divisórias

Comentários na Câmara de São Bernardo dão conta de que o presidente, Tião Mateus (PT), vai instalar divisórias nas salas, separando os servidores. Uma comissão de funcionários efetivos fez a sugestão ao petista. Hoje, com tudo aberto, como projetado pelo ex-comandante da Casa Hiroyuki Minami (PSDB), todos veem o que os trabalhadores estão fazendo. Os mais maldosos dizem que, com as divisórias, o Legislativo vai passar a ter salas de descanso. Ressalte-se que muito servidor público trabalha mais e melhor do que colaboradores de empresas privadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;