Setecidades Titulo Sem chuvas
Governo remaneja
água para Cantareira

Sistema opera com apenas 16,6% de sua capacidade
total de armazenamento, o menor patamar desde 1974

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O governo do Estado anunciou ontem que irá remanejar água dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga para abastecer o Cantareira, manancial que sofre com a falta de chuva e opera atualmente com 16% da capacidade de abastecimento, o menor patamar desde quando foi construído, em 1974. A determinação partiu dos órgãos reguladores ANA (Agência Nacional de Águas) e Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), e a Sabesp garantiu que irá acatar a decisão, cujo objetivo é evitar racionamento.

As cidades da região recebem água dos sistemas Rio Grande e Rio Claro, que estão com a capacidade acima dos 90% e não devem sofrer alterações. A exceção é São Caetano, abastecida pelo Cantareira. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, por meio de campanhas educativas, conseguiu reduzir em 15% o consumo, o que representa 80 litros por segundo a menos de água consumida pela população. Segundo o diretor-geral da autarquia, Wellington Kalil, a meta é alcançar os 20%. “Na próxima semana teremos números referentes à micromedição, ou seja, saberemos quanto foi economizado nos setores industrial, comercial e residencial”, afirma.

Kalil adianta que as residências são as que mais conseguiram reduzir o consumo. “As indústrias têm processos de produção conscientes em relação ao gasto de água. O foco das campanhas é o morador.” Além de faixas e outdoors, houve distribuição de panfletos educativos porta a porta e nas escolas da rede municipal.

A cidade tem ainda projeto para reduzir de 24% para 15% o índice de perdas por vazamento na rede no prazo máximo de dois anos. “Como medida imediata, reduzimos a pressão da vazão, o que ajuda a minimizar vazamentos e também economizar toda vez que o morador abre a torneira.” O diretor garante, no entanto, que a força está acima do índice mínimo definido por regulamentações técnicas da área.

Em relação às chuvas, Kalil está otimista. “Especialistas afirmam que há previsão de precipitações para a área do Cantareira neste mês, o que significa que, se mantivermos a economia, não sofreremos no período de estiagem.”

DISTRIBUIÇÃO

Além de São Caetano, o Sistema Cantareira abastece a Zona Leste da Capital. Os órgãos reguladores estabeleceram como meta a redução de 10% (de 31 para 27,9 metros cúbicos por segundo) no consumo de água. As mudanças serão aplicadas a partir de segunda-feira, segundo o governo estadual.

O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, destaca que dos 8,8 milhões de pessoas abastecidas pelo Cantareira na Grande São Paulo, 1,6 milhão passará a receber água da bacia do Alto Tietê e cerca de 400 mil da Guarapiranga. (com AE) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;