Setecidades Titulo Educação
Tema do Desafio faz alunos se responsabilizarem por mudanças

Em São Caetano e Diadema, estudantes refletem sobre a importância da atitude

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
06/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem foi o dia de dez escolas de Diadema e São Caetano participarem do Desafio de Redação. O tema 2020: o que eu posso fazer para mudar o meu mundo? proporciona aos estudantes colocar no papel as soluções para tornar o planeta um lugar melhor para se viver.

Na EE Professora Joana Motta, no bairro Cerâmica, em São Caetano, as opiniões ficaram divididas. Os alunos do Ensino Médio julgam que o tema é importante, mas não foi fácil para todos falar sobre o assunto. “Acho que não sabemos o que fazer porque nunca sentimos de verdade a responsabilidade de mudar o mundo”, avaliou a estudante do 3º ano Rebecca Scavazza, 17 anos.

Já na EE Cel. Bonifácio de Carvalho, no bairro Santa Paula, na mesma cidade, as opiniões entre os jovens do último ano do Ensino Médio foram unânimes. O tema é desafiador e necessário de ser discutido entre os jovens. Para

Renato de Oliveira Messias, 16, muitas atitudes precisam ser tomadas, mas as mudanças começam dentro de cada um. “Não adianta cobrar de alguém mais velho sem que eu faça a minha parte”, disse.

Heitor Felipe de Lima, 17, acredita que conseguiria ajudar as pessoas a refletir usando música. “Faria uma música para mostrar que precisamos aproveitar a vida ao máximo, e, ao mesmo tempo, respeitar os demais”, comentou.

Bruno Santana Teixeira, 18, sente que a solução para os problemas está na união. “Manifestações constantes podem trazer mudanças, já são um começo”, afirma.

O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com bolsa de estudos na USCS. As provas acontecem até o dia 23 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;