Internacional Titulo
EUA lançam ofensiva contra Al Qaeda no Paquistão
Da AFP
13/03/2004 | 11:07
Compartilhar notícia


O exército norte-americano lançou uma operação contra remanescentes do regime Talibã e membros da rede terrorista Al Qaeda ao longo da fronteira entre Afeganistão e Paquistão. A ação foi batizada de Tempestade na Montanha.

"'Tempestade na montanha' é uma nova operação dentro de uma série de operações no sul, sudeste e leste do Afeganistão, cujo objetivo é destruir as organizações terroristas e suas infra-estruturas", disse o coronel Bryan Hilferty, porta-voz militar dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, o Departamento de Defesa americano anunciou que tinha reforçado as operações de vigilância e inteligência ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, na perspectiva do próximo lançamento da ofensiva.

Aviões sofisticados, capacitados para detectar movimentos de veículos ou sinais eletrônicos, estão na região, além de aeronaves de combate prontas para intervir, de acordo com o Pentágono. "A Tempestade na Montanha tem por objetivo reforçar a segurança no Afeganistão e ajudar na reconstrução do país", disse o coronel Hilferty.

Ao ser perguntado se esta operação procurava especialmente capturar o chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, o porta-voz americano respondeu: "não se trata de uma só pessoa. Acreditamos que os líderes da Al Qaeda e os talibãs sejam levados à justiça. E serão", afirmou.

A fronteira entre Paquistão e o Afeganistão, região montanhosa de difícil acesso, é conhecida por ser refúgio de numerosos talibãs e membros da rede Al Qaeda, entre eles Bin Laden.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;