Economia Titulo
Microsoft e governo americano modificam acordo amistoso
Das Agências
01/03/2002 | 00:29
Compartilhar notícia


A Microsoft e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos modificaram o acordo amistoso obtido em novembro de 2001 no caso antimonopólio contra a gigante dos softwares, mas argumentam que os termos gerais são justos.

As partes suprimiram uma cláusula importante, que destacava que os fabricantes de computadores e de aplicativos Internet concederiam à Microsoft as licenças de exploração sobre seus direitos de propriedade intelectual se fossem necessários para que a Microsoft possa respeitar os termos do acordo extrajudicial.

A Microsoft insistiu nessa cláusula durante as negociações, que levantou muitas críticas, já que alguns julgavam que a empresa buscava se apropriar dos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

O Departamento de Justiça qualificou as modificações de "refinamentos" resolvidos após a leitura de mais de 30 mil comentários recebidos durante o período de consulta pública de dois meses, concluído no fim de janeiro, e reiterou sua convicção de que o acordo é "de interesse público".

Os nove Estados que participam do acordo extrajudicial aprovaram as modificações, segundo o Departamento.

As outras mudanças dizem respeito fundamentalmente às críticas à ambigüidade da linguagem utilizada em algumas cláusulas.

A Microsoft e o DJ defenderão o acordo amistoso na quarta-feira, 6 de março, diante da juíza Colleen Kollar-Kotelly, que deverá decidir se o aprova ou não.

Bob Brammer, porta-voz do procurador-geral de Iowa, que recusou o acordo amistoso, indicou à Agência France Presse que os nove Estados que mantêm o processo contra a empresa "estudam as mudanças".

Esses nove Estados acreditam que o acordo amistoso contém importantes lacunas. Eles reclamam sanções mais severas contra a Microsoft, basicamente a obrigação do grupo de oferecer uma versão do Windows sem os aplicativos de navegação e de áudio e imagem.

O processo movido pelos Estados, a cargo da juíza Kollar-Kotelly, vai se reiniciar no dia 11 de março em Washington, devendo durar várias semanas. Poderá contar com os eventuais depoimentos do presidente da empresa, Steve Ballmer, e do fundador, Bill Gates.

A juíza pode decidir sanções suplementares contra a Microsoft ao final do processo.

Uma integrante do departamento de Justiça afirmou nesta quinta-feira que a lei americana não obriga a juíza a esperar o fim do processo para tomar uma decisão sobre o acordo amistoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;