Claúdio Conz Titulo
Brasil em destaque em convenção nos EUA

Terminou na semana passada 101ª edição da tradicional convenção de varejistas em Nova York da National Retail Federation. O Brasil foi destaque

Cláudio Conz
26/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Terminou na semana passada 101ª edição da já tradicional convenção de varejistas em Nova York da NRF - National Retail Federation. Mais uma vez, o Brasil foi destaque. Para os norte-americanos, nosso País não é mais apenas um lugar para as férias dos sonhos, mas um local para investir e colher frutos. O fato é que o Brasil é um mercado que está crescendo rápido e que tem amadurecido muito desde a estabilização da economia em 1994. Na última década, o crescimento do País tem criado grande massa de consumidores abrindo várias oportunidades de expansão para redes varejistas do Brasil e de outros países. O Brasil está em um momento muito especial e que continuará nos próximos anos. Nos últimos sete anos, 30 milhões de consumidores migraram da pobreza para a emergente classe média, alavancando o mercado nacional e mudando tudo. O comércio varejista do Brasil é competitivo e tem atraído interesse crescente das empresas estrangeiras. Algumas companhias brasileiras apresentaram seus cases de sucesso, como foi o caso da Riachuelo.

Para se ter ideia de como nosso País está se tornando cada vez mais importante, segundo a diretora da Forrester Research, Zia Daniell, a tendência é que o Brasil - quinto maior mercado de internet do mundo em número de usuários, com 91 milhões de compradores -, a China e a Índia dominem o comércio varejista on-line. Outra personalidade a elogiar a posição do Brasil na economia global foi o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O número de brasileiros na convenção vem crescendo a cada ano, o que faz de nossa delegação de varejistas o maior grupo internacional.

Por outro lado, ainda temos poucas redes de varejo nacionais no País, se nos compararmos com outras nações. Nosso comércio ainda é regionalizado, o que abre grande espaço para as empresas estrangeiras que queiram investir em franquias ou redes de lojas próprias. Com apresentações de consultorias brasileiras, em 2012, os empresários do mundo todo estão tendo a oportunidade de conhecer melhor nosso País e investirem trazendo mais riqueza, renda e emprego.

EXPECTATIVA DOS VAREJISTAS NORTE-AMERICANOS

Segundo dados divulgados pela própria NRF 2012, apesar das altas taxas de desemprego e da incerteza sobre as perspectivas de crescimento do emprego nos Estados Unidos, as vendas do varejo norte-americano em 2012 devem subir 3,4%. O índice é ligeiramente menor do que os 4,7% registrados em 2011. Economistas também apontam que o PIB real deles deve crescer 2,4% neste ano. Para o CEO da NRF. Matthew Shay, no último um ano e meio, os varejistas têm desempenhado papel fundamental na condução do crescimento do país. Mesmo numa economia desafiadora, ele aposta no sucesso do varejo norte-americano.

LOJA DO FUTURO

Nesse contexto, novas formas de vender devem ajudar a conquistar os consumidores. A aposta nas novas tecnologias e no incremento da experiência da compra também permearam a NRF deste ano. Enquanto os varejistas estão preocupados com a loja, os compradores buscam conveniência e a resolução de seus problemas. Oferecer a solução certa no momento adequado faz parte do modelo de loja 3.0. O novo consumidor é multinacional, digital e global.

A integração com a tecnologia, o ambiente da loja e o talento das pessoas formam o tripé da loja do futuro. Neste ambiente diferenciado, o comprador interagem com telas touch screen, faz pesquisas de preço pela internet e usa seu celular para compartilhar com seus amigos novas experiências de compra.

Estas novas formas de comprar, pagar, interagir com a mercadoria, experimentar, deve ser explorada também pelos varejistas brasileiros. É preciso ficarmos de olho nas novas tendências mundiais, pois, com o desenvolvimento das novas tecnologias, o Brasil cada vez mais acompanha o restante do mundo em seus hábitos e tendências.

ENTENDA A CONVENÇÃO

A convenção anual da NRF e Expo é o principal evento de varejo do mundo, e reune anualmente 22 mil executivos do varejo e os fornecedores de mais de 65 países em Nova York para oportunidades educacionais e de networking. O espaço traz mais de 400 empresas e apresenta palestras especiais, envolvendo vasto leque de temas como sustentabilidade, visual merchandising e da economia global. O evento tem sido classificado como um dos Top 200 eventos na América do Norte. A NRF é a maior associação de varejo do mundo e representa os varejistas de todos os tipos e tamanhos, incluindo cadeias de restaurantes e parceiros da indústria, dos Estados Unidos e mais de 45 países no Exterior.

Acredito que se trata de excelente oportunidade de conhecimento, relacionamento e boas ideias. Eu aconselho a você participar no ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;