Economia Titulo
Fisco: dívidas vão ao Serasa
Por
25/09/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional vai começar a encaminhar a lista de maus pagadores do Tesouro ao Serasa (Centralização dos Serviços de Bancos), criando uma espécie de lista dos devedores de tributo. A medida será tomada a partir da publicação de uma portaria, que vai normatizar o processo, prevista para as próximas duas semanas.

“Estamos discutindo isso há mais de um ano. Existem mais de 3 milhões de pessoas físicas e jurídicas na dívida ativa. Estamos fazendo uma depuração para depois checar a lista de nomes e evitar situações de inscrições indevidas, como por exemplo, devedores que tenham créditos suspensos, por decisão judicial, por garantia oferecida ou por parcelamento”, disse o procurador geral da Fazenda Nacional, Luiz Inácio Lucena Adams, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo Adams, a intenção da Procuradoria, de divulgar os devedores, é proteger o sistema de crédito brasileiro, prevenindo que débitos já em cobrança possam prejudicar os fornecedores de créditos.

“Todo o registro do Serasa e dos órgãos de proteção ao crédito tem a função informativa, ou seja, o fornecedor, ao saber dessa informação, toma a decisão de fornecer ou não o crédito”.

Segundo ele, “o registro no sistema não impede o fornecimento de crédito”. O procurador disse que estão discutindo, no Ministério da Fazenda, uma Lei Geral de Transação Tributária, para situações particulares, que demonstrem incapacidade de pagamento, para permitir a regularização do devedor em condições especiais.

Ele informou que, independentemente disso, compete ao devedor buscar a administração tributária, para ver se há condições de parcelamento da dívida, para pagar no prazo de cinco anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;