Internacional Titulo
Ex-presidente checheno morre após atentado
Da AFP
13/02/2004 | 11:30
Compartilhar notícia


O ex-presidente checheno Zelimkhan Yandarbiev morreu em conseqüência dos graves ferimentos sofridos em um atentado com bomba contra seu automóvel nesta sexta-feira em Doha, capital do Catar. As informações foram divulgadas por fontes médicas.

Além de Yandarbiev, dois de seus guarda-costas morreram no ataque, que, segundo uma testemunha, aconteceu às no bairro residencial de Al Dafna, às 13h00 locais (8h00 em Brasília). O veículo do ex-presidente ficou destruído.

Yandarbiev é um dos líderes chechenos mais radicais. Ex-vice-persidente da Chechênia separatista, chegou a presidente interino depois da morte do general Dyojar Dudaiev, em abril de 1996, até a eleição de Aslan Maskhadov em janeiro de 1997.

Depois de ter sido emissário de Maskhadov nos países muçulmanos, rompeu relações com o presidente, mais moderado, em novembro de 2002. Então dizia que era impossível negociar com os russos e que "todos os meios e todos os métodos" eram bons para alcançar a "vitória total" na república do Cáucaso.

Moscou havia pedido em várias ocasiões sua extradição do Catar, onde se instalou com sua família.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;