Contexto Paulista Titulo
Chuvas e eleições

O calor chega ao extremo e chove sem parar no Estado. Na Capital, há 45 dias ininterruptos e não se prevê trégua até março

Wilson Marini
08/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O calor chega ao extremo e chove sem parar no Estado. Na Capital, há 45 dias ininterruptos e não se prevê trégua até março. As represas do Sistema Cantareira estão cheias até a boca. Segundo a Sabesp, mesmo se houver precipitação abaixo da média nos próximos meses, o abastecimento de água está assegurado até fevereiro de 2012. Ou seja, após as eleições.

Eventual falta d'água seria fatalmente explorado na campanha deste ano. A Sabesp segurou até que pôde as águas das represas, confiando em curvas estatísticas do passado. Esta coluna obteve com a ANA (Agência Nacional de Águas) em Brasília a informação de que o armazenamento de água "tirou as condições de manobra do sistema, que operou próximo do limite máximo". As comportas foram abertas só a partir de 18 de dezembro, tarde demais no entender também do Comitê de Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que havia pedido descargas nos reservatórios já em outubro. Agora, a população sob ameaça de inundações reza para que pare a chuvarada.

Afastado o fantasma da falta d'água, o PSDB lida com o excesso. O PT entrou segunda-feira com representação na Procuradoria-Geral de Justiça para que sejam apuradas suspeitas de improbidade na gestão do governador Serra, que teria reduzido recursos no orçamento para a prevenção e o combate às enchentes.

Serra reagiu como relâmpago. Na sexta-feira, o governo anunciou suplementação orçamentária de R$ 104,4 milhões para canalizar córregos, recolher o lixo e remover 1.300 famílias em áreas alagadiças. R$ 200,6 milhões já estavam previstos. Abriu os cofres e esvaziou a denúncia do PT. Como se vê, a campanha eleitoral está em pleno andamento.

PISCINÕES (1)
Em relação à nota Faltam Piscinões nesta coluna no domingo, que abordou a falta de reservatórios para absorver o excesso de chuvas na Grande São Paulo, a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado responde:

1- Há desde 1998 um Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê. Foram implantados piscinões capazes de armazenar 70% do volume planejado.

2 - O Estado tenta convencer os municípios da região metropolitana de São Paulo a disponibilizar áreas para construção de novos piscinões. As dificuldades: forte adensamento e alto valor dos terrenos.

O comunicado da secretaria confirma o espírito da nota publicada - a falta de piscinões. Se o armazenamento hoje é de 70%, resta então providenciar 30%, se estiver correta a conta de 1998 em relação à necessidade de 2010. É bom lembrar também que as chuvas não esperam a conclusão de projeto algum. Os efeitos são sentidos aqui e agora.

PISCININHAS
Não apenas piscinões, mas faz falta também uma rede de piscininhas em condomínios, empresas e cidades do Interior. A criação de faixas de grama em calçadas é outra medida que ajudaria a absorver a água da chuva. Com pequenas atitudes dos cidadãos, como jogar o lixo no lugar certo, muita coisa poderia ser evitada. Além de leis urbanísticas municipais mais rigorosas e investimentos do governo.

CITRICULTURA
Preocupa a ocorrência de greening, doença que ataca laranjais paulistas. Segundo a Tribuna Impressa, Araraquara começa a perder a vocação histórica dos pomares. Cerca de 746 mil árvores, de um total de 22 milhões na região, foram erradicadas. O secretário de Agricultura, João Sampaio Filho, diz que a cultura vai migrar para outras áreas do Estado.

POLÍTICAS
1 - Até 15 de março, o PSDB indica o novo líder da bancada na Assembleia Legislativa, cargo ocupado desde 2008 por Samuel Moreira, que tem base eleitoral no Vale do Ribeira. Trata-se de rodízio previsto. A indicação é estratégica para o partido, considerando-se o ano eleitoral.
2 - São Paulo realiza nos dias 9, 10 e 11 o Seminário Internacional de Futebol: Copa do Mundo de 2014 no Brasil e em São Paulo. Presença anunciada de Dilma Rousseff.
3 - Recupera-se de cirurgia cardíaca no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB, base eleitoral em Itapira). Está de licença até 28 de fevereiro. Assumiu interinamente a presidência Conte Lopes (PTB, base eleitoral na Capital).
4 - ‘Força Pública' pode ser a nova denominação da Polícia Militar se passar na Assembleia a proposta de Emenda Constitucional enviada por Serra. É um resgate histórico. Foi esse o nome durante 80 anos.
5 - A produção de etanol a partir da batata-doce é a bandeira do deputado Ed Thomas (PSB, base eleitoral em Presidente Prudente). É uma alternativa para diversificação de culturas e ampliação de renda nos assentamentos, segundo ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;