Economia Titulo
Conta de luz da Eletropaulo vai subir 14,69% no domingo
Do Diário OnLine
01/07/2004 | 20:33
Compartilhar notícia


A conta de luz dos consumidores residenciais atendidos pela Eletropaulo ficará 14,69% mais cara a partir de domingo. Já para as indústrias abastecidas em alta tensão, o reajuste será de 24,03%. Esse aumento médio de 17,91% foi autorizado nesta quinta-feira pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que concluiu o processo de revisão tarifária da Eletropaulo.

Os reajustes, porém, poderão chegar a 15,36% para os consumidores residenciais e a 24,81% para as indústrias quando a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), uma das geradoras que fornece energia para a Eletropaulo, quitar alguns encargos do setor elétrico, como a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis). Como há uma lei que impede a concessão do índice integral de reajuste a empresas nessa situação, a Eletropaulo só poderá repassar o aumento total (que é de 18,62%, em média) quando a Cesp pagar suas dívidas.

Em nota, a Aneel explica que 7,4 pontos percentuais do reajuste anunciado nesta quinta-feira são referentes à energia comprada em dólar. Esse repasse da variação cambial deveria ter acontecido no ano passado, mas o governo decidiu adiá-lo por 24 meses para não pesar na conta do consumidor.

A Eletropaulo abastece 24 municípios na região metropolitana de São Paulo, abrangendo um público de aproximadamente cinco milhões de consumidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;