Política Titulo
Suposto mensalão agita Câmara de Santo André
Por Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
23/09/2005 | 08:16
Compartilhar notícia


O clima esquentou quinta-feira na Câmara de Santo André por causa da denúncia de mensalão na cidade. Vereadores foram acusados de omissão pela coordenadora do Fórum da Cidadania do ABC, Maria Helena Musachio. Na tribuna, ela reafirmou que Airton Biscaro (PSDB) falou sobre colegas que recebem dinheiro do governo João Avamileno (PT) para votar, mas só vai apresentar no dia 29 a fita gravada na reunião do Fórum. Reunidos por três horas, os vereadores decidiram encaminhar nesta sexta-feira um pedido formal para a entrega da fita. Biscaro avisou que vai se retratar na terça-feira, mas não deixou claro se fez ou não as acusações.

Maria Helena pressionou e repetiu na tribuna frases atribuídas ao tucano: há dois vereadores que "só votam projetos se forem pagos"; que alguns levaram as planilhas de gastos com a campanha, no ano passado, para serem pagos pela Prefeitura e que ele era o único honesto. Se ficar confirmado que Biscaro acusou os colegas sem provas, ele pode ser até cassado.

Biscaro tinha prazo até quinta-feira para apresentar a fita, mas não conseguiu. "Vou recorrer à Justiça", disse. Ele voltou a negar que tenha acusado colegas, mas admitiu que "pode ter cometido excessos". O presidente da Casa, Luiz Zacarias (PT), ouviu de Maria Helena: "O sr. Zacarias foi omisso em relação ao requerimento que apresentei para cassação do mandato do vereador Biscaro, espero que não seja omisso agora".

Também na tribuna, alguns vereadores defenderam o colega e a Câmara, mas sem muita veemência. "Vamos ouvir Biscaro e conduzir o processo de forma racional", disse Zacarias. O mais enfático foi José Montoro Filho, o Montorinho (PT). Acusou Maria Helena de ter a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) cassada e pediu que apresentasse a gravação. "Até agora eu acredito no colega (Biscaro) e ele tem todo o apoio da bancada do PT". Entre os vereadores, a hipótese mais aceita é a de que Biscaro tenha realmente falado demais, mas ninguém arrisca um palpite antes de ouvir a gravação.

A ironia é que Biscaro foi à reunião do Fórum da Cidadania, dia 15, para tentar desfazer um mal-estar com a entidade, que encaminhou à Câmara um pedido de cassação de seu mandato, por quebra de decoro. Alegando que ele não poderia ter recorrido à Justiça para impedir a votação do projeto de doação de área da Prefeitura para a Universidade Federal do ABC, a presidente Maria Helena encaminhou o pedido, que foi rejeitado por falta de embasamento legal. Todos os vereadores foram convidados. Só Biscaro compareceu.

O parlamentar está em seu primeiro mandato, mas é tucano de longa data. Foi definido por Marcos Medeiros como "sangue azul do PSDB de Santo André". É o coordenador do Secretariado Regional do ABC, instância que agrega vereadores, suplentes e ex-vereadores do partido. Ele afirma que tem "diferenças pessoais" com Maria Helena por causa de desentendimento durante a campanha municipal do ano passado, quando ela era advogada da frente que tinha Newton Brandão (PSDB) como candidato à Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;