Setecidades Titulo
SP é 5º lugar em acidentes com vítimas
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/09/2007 | 07:13
Compartilhar notícia


Em números absolutos, São Paulo é o campeão em frota de veículos, quantidade de acidentes com vítimas, número de internações e mortes causadas pelo trânsito. Mas quando se calcula a relação com o número de habitantes, o Estado perde posições. Na lista acidentes com vítimas, São Paulo é 5º lugar na proporção para 100 mil habitantes. Acidentes com mortos, o Estado fica em 17º lugar.

Estudo feito por especialistas em saúde pública da USP (Universidade de São Paulo), com apoio da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), revela que, em 2004, 7.145 pessoas morreram no trânsito paulista. O número equivale a uma taxa de 17,9. Nessa relação, o primeiro é Mato Grosso, com 32,1 para os mesmos 100 mil habitantes.

O número de internações também chama a atenção. Em 2005, foram registrados 32.768 casos, a maior parte com participação de jovens. Para a professora Maria Helena de Mello, o resultado da pesquisa mostra que o trânsito se tornou um problema de saúde pública no Brasil.

“Na média nacional chegamos à marca de 20 mortes para cada 100 mil habitantes. Em países desenvolvidos, o número é de, no máximo, 12, nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo. Na Europa, cai para 4”, afirma.

Uma nova mudança no Código Nacional de Trânsito é cogitada para amenizar os prejuízos. Segundo a Abramet, é preciso aperfeiçoar as medidas relacionadas ao combate da dupla álcool e direção. Estimativas garantem que cerca de 50% das mortes no trânsito são causadas por essa combinação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;